segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um dia na história

Em 19 de abril de 1979 - Nasceu a atriz norte americana Kate Hudson
Em 19 de abril de 1981 - Nasceu a atriz colombiana Catalina Sandino Morena


Em 19 de abril de 1987 - Nasceu a tenista Maria Shaparova de nacionalidade russa


Em 19 de abril de 1648 - Tivemos o primeiro confronto da guerra dos Guararapes, quando houve o fim da presença dos holandeses no Brasil



Em 19 de abril de 1980 - Luis Inácio Lula da Silva foi preso pelo DOPS



Em 19 de abril de 2005 -Após quatro votaçãoes elege-se o Cardeal Joseph Ratzinger como Papa que adotou o nome de Bento XVI





Em 19 de abril de 1995 - O FBI invade o rancho de fanáticos em Monte Castel, provocando um incendio que mata os adeptos de uma seita inclusive crianças com a autorização do presidente Bill Clinton







Em 19 de abril de 1893 - Nasceu o presidente Getulio Vargas






Em 19 de abril de 1941 - Nasceu o cantor Roberto Carlos, o filho de Lady Laura









Dia 19 de abril de 1943, foi criado pelo Decreto-Lei 5540 o Dia Nacional do Indio.
Nesta data foi realizado no Mexico o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que contou com a partição de diversas autoridades. Mas os indígenas estavam com receios de participar lembrando a sua história de massacres e dizimações. E somente em 19 de abril que resolveram participar dai a razão desta data.










Em 19 de abril de 1923 - Nasceu Lygia Fagundes Telles, uma das mais conceituadas escritoras brasileira








Em 19 de abril de 1886 - Nasceu o grande poeta brasileiro Manuel Bandeira












Em 19 de abril de 1824 -Morreu o poeta Lord George Byron, romantico ingles que encantou-se por Sintra durante a sua passagem por Portugal












Em 19 de abril morreu em Downe, Kent o naturalista Charles Darwins que concebeu a Teoria da Evolução













Em 19 de abril de 1995 - Nos estados Unidos da América, um caminhão bomba explode em frente ao edifício Alfred P Murrah,no Centro de Oklahoma e matam 168 pessoas, fere 500 pessoas e destruiu o predio e abriu uma cratera de 9(nove) metro de largura.













Em 19 de abril de 1506 -Ocorreu o massacre dos judeus em Lisboa, considerado o primeiro progrom (violação contra os povos judeus) após um convertido ao cristianismo duvdou dos milagres da Igreja católica, acabou sendo morto e em seguida ocorreu o massacre que vitimou 3 mil pessoas.
e
Segundo o cronista oficial do Rei D. Manuel (O venturoso), Damião Gois "Começaram a matar todos os cristãos novos que acharam pelas ruas, Os corpos mortos e os feridos eram lançados na fogueira, foram visitadas casas em que viviam judeus, sendo arrastados pelasruas, com seus filhos e mulheres e lançados na fogueira. Até crianças de berço foram executadas.
















Em 19 de abril de 1943 - Aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia.
Confinados em verdadeiros campos de concentrações os judeus se rebelaram e resolveram enfrentar os soldados alemães e foram massacrados.
Fontes históricas de "La Bataile du Guetto de Varsóvie, vue et racontée por les Allemands editado pelo Centro de Documentação Judaica Contemporânea de Paris, em 1946 diz "Que não houve nenhum levante em Varsóvia em 1943, o que houve foi uma iniciativa de repressão alemã que isava acabar com a aonda de atentados e sabotagens que vinham sendo praticados há muitos tempos por guerrilheiro infiltrados no gueto.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog