sábado, 20 de novembro de 2010

dia 20 de novembro na História política e social

Em 20 de novembro de 1695 - Na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, onde estava instalado o Quilombo dos Palmares, o bandeirante Domingos Jorge Velho, assassinou, Zumbi dos Palmares, o maior lider da História do Brasil, aquele que em pleno período colonial, já se pensava numa República, e na plena democracia.

Em 20 de novembro de 1830 - Libero Badaró sofreu um brutal atentado à bala, e foi socorrido pelo estudante Emiliano Fagundes Varela, que tornou -se o pai, do poeta Fagundes Varela. As últimas palavras de Libero Badaró foi "morre um liberal mas não morre a liberdade".

Em 20 de novembro de 1887 - Terezinha viaja à Italia, para uma audiência com o papa Leão XIII, na qual ela pede para ingressar no Carmelo, com apenas 15 anos, e o papa vai responde-la "fazei o que os superiores voz disserem" A amargura invadiu o coração de Santa Terezinha, o céu azul da Itália ficou carregado de nuvens escuras e não parou de chorar.

Em 20 de novembro de 1910 - Leon ou Liev Tolstoi, depois de treze filhos e quarenta anos de casado, sai de casa aos 82 anos de idade e acaba morrendo na bifurcação na Estrada de Ferro em Astapovo.

Em 20 de novembro de 1950 - Foi aprovado a Declaração dos Direitos da Criança e em 1959 nesta mesma data, foi convencionado o Fundo para a Infância - UNICEF

Em 20 de novembro de 1945 - Aconteceu o primeiro Tribunal de Crimes contra a Guerra, de Nurembergue, na qual 21 nazistas, entraram em julgamento entre os quais Hermann Goering.

Em 20 de novembro de 1994 - Foi assinado o Tratado de Lusaka, entre o MPLA e a Unita, numa das tentativas de Paz em Angola.

Em 20 de novembro de 1961 - O Brasil restabelece relações diplomáticas com a União Souviética

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog