quinta-feira, 25 de novembro de 2010

dia 25 de novembro na história política e social

Em 25 de novembro de 1941 - O governo norte-americano, tinha em sua posse um comunicado do japonês almirante Yamamoto, dizendo que atacaria as bases de Pearl Harbor, no dia 7 de dezembro, com uma força mortífera. O secretário de Guerra escreveu em seu diário, o que o Presidente Roosevelt disse, japones são conhecidos por ataques sem aviso.

Em 25 de novembro de 1944 - Um dos mais bem sucedidos ataques kamikases aconteceu neste dia envolvendo 27 caça bombardeio convergiram para a sua força tarefa contra o inimigo, comandada pelo tenente Kimioshi Takatake.

Dia 25 de novembro de 1945 - Começou a ser elaborada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e acabou dia 10 de dezembro deste mesmo ano, pela ONU.

Dia 25 de novembro de 1956 - Fidel Castro e Chê Guevara, parte a bordo do barco Granma, para invadir Cuba, oportunidade que vão travar combates, com as tropas de Fugêncio Batista.

Dia 25 de novembro de 1615 - Felipe IV da Espanha e III de Portugal, casa-se com Isabel de Bourbon.

Em 25 de novembro de 1881 - Nasceu Angelo Giuseppe Roncalli, na caseria Brusico de Sotto in Monte, provincia e diocese de Bergônia, tornando -se mais tarde o papa João XXIII, retornando a Ideia da Teoria Social da Igreja e estabelecendo as pastorais sociais.

Em 25 de novembro de 2007 - No jogo entre Bahia e Vila Nova, em Salvador, tivemos uma tragédia com a queda da arquibancada em que 7 (sete pessoas) faleceram.

Em 25 de novembro de 2006 - Os agentes deram 50 tiros em Sem Bell, jovem negro com 23 anos, saindo de uma boate, pouco horas antes de ir casar-se. Este foi apenas mais um caso de violência policial contra negros em Nova Iorque, policiais, foram absorsolvidos, não houve punição.

Dia 25 de novembro de 1960 - Data escolhida para ser lembrada como o Dia Internacional Contra a Violência sobre a Mulher. Nesta data foram assassinadas as três irmas, pelo governo ditatorial de Rafael Trujilo. Elas tiveram seus maridos presos e foram visitá-los, em Puerto Prata, ao retornar foram detidas e assassinadas por agentes do governo. Eram as irmãs Pátria, Minerva e Maria Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog