sábado, 20 de novembro de 2010

Hoje comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra


A Consciência Negra, nasce do processo de respeito ao outro, na construção de um país, que abriga no seu seio todas as etnias, num processo impar da verdadeira democracia, em que todos possam viver em plena liberdade de seus direitos.

Lembrar Zumbi dos Palmares, é lembrar a trajetória histórica, de heroismo e bravura, e a tenacidade de um povo que pensou a Paz, numa terra propícia ao conflito. Em Palmares, viveram negros, índios e brancos, em Palmares, tivemos a oportunidades de conviver com inumeros mocambos, na qual se deu as primeiras eleições, para eleger-se os reis de Palmares.

E vale lembrar que neste mesmo período os pensadores liberais, estabeleceram, a Revolução Gloriosa na Inglaterra, e lá acabaram chegando no processo Ditatorial de Oliver Cromwell, que é muito diferente da Democracia Palmarina.

Pensar Zumbi, politicamente é ter esse olhar político, mas também ter o olhar de quem incomodou o governador Ayres de Souza, que vai organizar todas as tentativas de desarticular esse Estado Democrático que nascia no seio da Colônia Portuguesa.

Economicamente Palmares, passou a ter, uma  metalurgia rudmentar, mas que possibilitou a confecção de instrumentos de trabalhos, passou a produzir grãos de primeiras necessidades e a trocar isto com os holandeses, que passou a fornecer armas para os palmarinos.

Por duas vezes anteriores, tentaram acabar com Palmares, na terceira vez, contando com um negro traidor, que permite, Domingos Jorge Velho queimar 150 residências, atacar Palmares e matar Zumbi que tem o corpo esquartejado.

Hoje comemoramos, o Dia Naional da Consciência Negra, um dia de conviver com todas as etnias, um dia de respeito ao próximo, um dia de construir o processo democrático com o outro, um dia de reforçar as diferenças mas na tolerância. Um dia de Liberdade.




Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog