quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Senadores homenageam os discriminados





Senadores homenageiam vítimas de discriminação

Compartilhar



Imagem: Wilson Dias/ABrOs senadores realizam esta manhã sessão plenária em que homenageiam todas as pessoas que ainda são vítimas de discriminação e preconceito na sociedade brasileira, incluindo negros, minorias e grupos religiosos. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), 2ª vice-presidente da Casa, preside a sessão.



Serys convidou para compor a Mesa Ivonete Carvalho, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepir); Paulo Cezar Jardins, delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul; Marlete Queiroz, representante de comunidades ciganas; Warley Martins, da Confederação Brasileira de Aposentados; e Toni reis, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).



O evento foi solicitado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar estendeu a homenagem do Senado ao Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia de Zumbi dos Palmares, comemorados em 20 de novembro, aos demais grupos que atualmente sofrem preconceito e discriminação.



O senador recentemente foi alvo de ameaças de um grupo neonazista do Rio Grande do Sul que, numa gravação apreendida pela Polícia Civil do estado, exibia cenas de violência a negros e supostamente dirigia ameaças a Paim. O vídeo, apreendido numa casa onde havia símbolos nazistas, livros e roupas com suásticas, provocou repúdio e manifestações na Assembleia Legislativa de Porto Alegre no dia 12 de novembro.



Na ocasião, Paim salientou que "a maioria da sociedade não concorda com esse tipo de manifestação, seja contra negros, judeus, homossexuais, idosos, deficientes, etc".Ele declarou sua intenção de lançar no Senado a campanha Preconceito Zero. "Isso sinaliza e diz para a sociedade que nós não aceitamos nenhum tipo de discriminação", afirmou em entrevista publicada em sua página na internet.



O senador acrescentou que a discriminação "é inadmissível em pleno século 21, quando o mundo avança no combate ao racismo e ao preconceito, e no momento em que se elege um negro para presidente dos Estados Unidos". Paim lembrou que o Brasil elegeu para presidente um nordestino e operário e, agora, uma mulher. "Viver ainda hoje, portanto, com esse tipo de conduta preconceituosa, é um retrocesso", avaliou.



Estatuto



Paim é autor do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Congresso, e transformado na Lei 12.288/10. Com 65 artigos, o Estatuto da Igualdade Racial contempla áreas de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, trabalho, defesa dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos e proteção de religiões de matrizes africanas. Institui ainda penalidades de reclusão de até cinco anos para quem obstar, por preconceito, promoção funcional de pessoa negra no setor público e privado.



A data de 20 de novembro foi escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. Situado atualmente na região de União dos Palmares, em Alagoas, o Quilombo dos Palmares era uma comunidade formada por escravos negros que haviam fugido das fazendas, prisões e senzalas da região.



Da Agência Senado

Copyright 2010 - Pernambuco.com
todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização
faleconosco@pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog