domingo, 21 de novembro de 2010

dia 21 de novembro na história artística literária e cultural

Em 21 de novembro de 1965 - Dia da prisão do poeta Thiago de Mello, banido do Brasil por treze anos, aotor da poesia "Iniciação do prisioneiro, Era o caso da poesia contra a repressão da ditadura militar no Brasil.

Em 21 de novembro de 1926 - Morreu em Itaipava o poeta Raul de Leone, natural de Petrópolis-RJ

Em 21 de novembro de 1929 - Nasceu o filósofo e escritor brasileiro Benedito José Viana Nunes, natural de Belem, fundador da Faculdade do Pará, professor de filosofia e literatura, professor Emerito da UFPA, vencedor do Premio Machado de Assis de 2010.

Em 21 de novembro de 1933 - Nasceu em Moraria - Lisboa, Fernando Mauricio, fadista português

Em 21 de novembro de 1945 - estreiou no Teatro Bolshoi, Moscou Cinderela. Coreógrafo Rostilav Zakhovov com a música serge Prokfulv a heroina foi Olga Leshinskay e o principe Mickail Garbovich num cenário assinado por Peter Willians.

Em 21 de novembro 1947 - Nasceu Alcione Dias Nazareth, uma das melhores interpretes, instrumentista e premiadísima do Brasil.Conhecida apenas pelo nome de Alcione.

Em 21 de novembro de 1811 - O poeta romancista, contista e dramaturgo Bend Heirinch Wilhelm Von Kleust, natural de Frankfurt, assassina a sua namorada Wilhelmine Von Zenge e depois suicida-se as margens do rio Wansee, em Berlim.

Em 21 de novembro de 1694 - Nasceu François Marie Aroet, o escritor iluminista Voltaire, falecido em maio de 1778. Entre as suas frase importante ele dizia "Deus é dinheiro, mas se Deus não existisse teriamos que inventá-lo" foi aluno de colégio jesuita.

Em 21 de novembro de 1996 - Morreu Alexandre Cabral aos 79 anos, escritor e pesquisador sobre Camilo Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog