domingo, 21 de novembro de 2010

Um olhar histórico sobre o Líbano



Hoje dia da Independência da República do Líbano, e num simples olhar histórico, vamos lembrar que nos antigos reinos hititas e aramaicos, ocuparam o atual território do Líbano, que hoje mantém uma lígua árabe como oficial, mas é dominante o francês e o inglês. Na religião, a população divide-se quase igualmente entre muçulmanos (sunitas e xiitas) e cristãos (maronitas, ortodoxos, armênios, gregos e católicos romanos) E juntos a drusos e judeus.

Este belo território situa-se no sudoeste da Ásia, tem fronteira ao norte com a Síria e ao sul com Israel e a Oeste com o Mar Mediterrâneo.

No passado a costa do Líbano tornou-se, tornou-se a base do grande império comercial e marítimo dos fenícios, mas suas cidades não tardaram a serem subjulgadas pelos assirios, persas e gregos. Junto com a vizinha Síria o Libano caiu mais tarde sob o domínio romano, tornando-se depois parte do Império Bizantino. E dai cristãos maronitas estabeleceram-se na área e mesmo depois da expansão muçulmana, que absorveu o país no século VII, Libano  continuou a ser cristão predominantemente.

Em 1516-17:Libano e Síria são absorvidos pelo Império Otomanos, mas o Líbano conserva a sua autonomia. Em 1832-40 A ocupação egípcia abre à penetração européia, 1841-64 Há um massacre de cristãos maronitas pelos drusos muçulmanos faz com que os governos europeus  forcem os sultões otomanos a concordar com um governo pro-cristão para a região e estabelecer a província autonoma de Monte Líbano.

Em 1918 - As forças anglo-francesas ocupam o Líbano em seguida do colapso do Império Otomano na I Guerra Mundial. E em 1920 O Líbano e a S´ria tornam-se mandatos franceses.
De 1941 a 1945 O Líbano é declarado independente pela França Livre em 1941, mas os franceses mantem o controle real até 1945, quando a independência se torna efetiva.

A data da Independência proclamada é 21 de novembro de 1943. E com isto temos que conclamar pela felicidade de todos os libaneses.

Mas no inicio do Século XXI, tivemos uma ação envolvendo a Al-Quaeda de Ossama Bin Laden, e toda a história do Oriente Médio, passa a ser de perseguição, ao povo árabe. Sem esquecer que Ehud Barak prometera em 1998 retomar o caminho da Paz e efetivamente tomou a decisão de por fim a ocupação militar do sul do Líbano e o exército israelense teve de sair, ação interpretada pelo Hizbolah, uma grande vitória militar contra Israel. Vale lembrar, que não é um insulto, mas o trabalho de um pequeno exército de libaneses foram eficaz e sem derramamento de sangue.

 Enquanto todo o Oriente sonhava pela Paz em Israel, a opinião pública  de Israel exigia uma  forte e precisa  ação, mas vale lembrar que Israel é um superpotência militar apoiada à hiperpotencia dos EUA, e com os interesses capitalistas destes dois países, há negociações para a Paz definitiva,ainda é um sonho. E assim  até o momento, temos no Oriente  temos uma região tensionada.

Hoje é dia de lembrar a beleza as alegrias de um povo, que veio com a sua cultura a sua história, compartilhar, com a construção de um Brasil melhor. E aos que ficaram no Oriente, as nossas simples homenagem com este rápido olhar até sem aprofundamento das questões importantíssimas vividas pelo povo libanes.

Salve o povo do Líbano.



Manoel Messias Pereira
professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog