quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fatos históricos Políticos e Sociais

São Luis do Maranhão

Hoje falaremos um pouco sobre essa cidade e sobre esta Unidade da Federação, da República Federativa do Brasil.

Na história do Maranhão, vamos lembrar que em 1612, os franceses estiveram na região e o primeiro a estabelecer-se foi Charles de Vaux, que aprendeu a língua nativa. E em 8 de setembro de 1612, os franceses construiram o forte de Saint Louis. Fundaram a França Equinocial. Como os espanhóis temiam o avanço sobre suas terras, uniram -se aos portugueses e em 1615, travaram uma batalha para expulsar os franceses.

O forte de Sant Louis, que fora feito em homenagem a Luis XIII, com a tomada pelos povos ibéricos, passou a chamar-se fort de São Felipe, em homenagem ao rei da Espanha.
Outra vista da Ilha de São Luis -MA

Para garantir de vez a posse, em 1619 Portugal enviou 1200 açorianos para a Ilha, que dão origem as tecnicas de produção de panos, que chegou a ser moeda forte da época.

Depois da expulsão dos franceses, foram as vezes do Estado serem invadidos pelos holandeses. Em 1630 os holandeses havia 18 embarcações destinadas a tomar São Luis. A Igreja do Desterro foi saqueada, os portugueses passaram a se render e São Luis passou a ser dosholandeses.

Um ano mais tarde, dois portugueses e dois indígenas inicaram a reação, travaram batalhas, tomaram o forte.

Em 2 de fevereiro de 1644 - Os holandeses deixaram São Luis-MA. Essa ação permitiu estimular as províncias de Ceará e Pernambuco.

Pintura de Jean Baptiste Bayote - Sobre o período Tratado de Paz
Em 2 de fevereiro de 1848 - Foi assinado o Tratado de Paz, que pôs fim a guerra Mexicana-Americana. O Tratado previa a cessão dos territórios do México aos Estados Unidos da América com uma área de 1,36 milhões de Km2, em troca de 15 milhões de dolares. Os Estados Unidos assumiram cerca de 3,5 milhões de dívidas mexicanas.A assinatura do tratado foi em Guadalupe Hidalgo.


Em 2 de fevereiro de 1943 - Com a capitulação das tropas do Marechal Friedrich Von Paulus, as forças do exército Vermelho termina um dos capítulos mais conhecidos da II Guerra Mundial, e é a considerada a mais sangrenta da história, mas que possibilitou os soviéticos vencerem os alemães que tinham armas, e os soviéticos estratégicas.

Recife na época da Revolta praieira

Em Olinda no dia 8 de novembro de 1848 eclodiu a Revolta praiera, que era tida como liberal, porém já haviam elementos com um olhar revolucionário, inspirado na França. A Revolta era liderada pelo General José Inácio Abreu Lima, o Capitão Pedro Ivo Veloso da Silveira, o Deputado Liberal Joaquim Nunes Machado, e o militante Antonio Borges da Fonseca. O Presidente da província Herculano Ferreira foi afastado e o movimento espalhou-se por toda a Zona da Mata.
Em 01 de janeiro de 1849 - Os revoltosos lançaram o Manifesto ao Mundo em que desejavam:a) Voto livre e universal; b)liberdade e comunicação de pensamento; c) trabalho garantido vida e cidadania; d)Comércio a retalho só de cidadão brasileiro; e)Nova Constituição; f)Reforma do Judiciário; g0Extinção da leis de juros comerciais.
Neste movimento não cogitava-se o fim da escravidão.

Em 2 de jfevereio de 1849 Os revoltosos são rechaçados pela forças legais em Recife, e foi morto o deputado Joaquim Nunes Machado que passou a sero o símbolo do Movimento, da Revolta praieira.

A Batalha de Marracuene

Essa Batalha acontece no processo colonial de dominação portuguesa sobre os povos de Moçambique. Consta que em 28 de janeiro de 1895, 812 soldados sob o comando do Major Caldas Xavier, seguiram para Marracuene, uma região da província de Maputo. Na qual houve resistência por parte dos grupos etnicos locais.
Em 2 de fevereiro de 1895 - Nas regiões em que viviam os povos Nuamalibyana e Mazvayaa, chegou o exercito português. E segundo os historiadores de Portugal, os 812 homens foram atacados por 3000 nativos, na qual cem negros faleceram e apenas 8 brancos ficaram feridos. E mais 40 angolanos medrosos morreram.

Mas a história oral de Moçambique , dizem que morreram também soldados brancos e inclusive o comandante Major Caldas Xaier. Nesta batalha os Tsongas registra vitória pois dentre os fatores a escuridão e aproteção do bosque, pois foram atacados de madrugada. Os angolanos estavam a serviços dos portugueses, mas não eram disciplinados. e quanto as mortes dos moçambicanos, foram devido a superioridade de armamentos dos portugueses, conforme dizem os descendentes de Chaymiti, Barwè, Maraves. Hoje existe uma dança em homenagem aos guerreiros invencíveis, na luta de resistência contra a riqueza de Moçambique assim como as suas terras,do quadrado de Marracuele.


Em 2 de janeiro de 1947 - O governo de General Dutra fechou os jornais ligados ao PCB em todo o Brasil.

Em 2 de fevereiro de 1949 - Começou a circular o Semanário "Emancipação" da Campanha O petróleo é nosso.


Em 2 de fevereiro de 1999 - Hugo Cháves assumia a presidência da Venezuela.

Em 2 de fevereiro de 2000 - O Brasil conforme a Convenção da OIT n. 182, confirma ser contrário a exploração do trabalho infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog