domingo, 10 de abril de 2011

A Saude do Brasileiro





A saúde do brasileiro
10/04/2011
Fonte: Gazeta de Alagoas

No último dia 7 foi comemorado o Dia Mundial da Saúde.

O Globo Repórter de sexta-feira, primeiro de abril, mostrou o terrível drama dos brasileiros pobres, que dependem do SUS para a sua sobrevivência. E são muitos.

No Brasil 80% e em nossa querida Alagoas 90%. E a população vai crescendo cada vez mais, assim como o número de doentes e doenças. A presidente Dilma, com sua postura e boas intenções que tem demonstrado, acredito que tudo fará para melhorar tal situação.

A globalização do mundo e o crescimento desordenado e assustador das populações nas periferias das cidades, vão fazendo o homem moderno brasileiro conviver com a doença como uma rotina em sua vida. Os nossos inimigos invisíveis (vírus, bactérias, fungos e protozoários), jamais tiveram uma época tão promissora para o seu desenvolvimento. Lixo acumulado nas ruas, esgotos correndo em céu aberto para o mar, praias repletas de coliformes fecais e cheias de crianças e adultos, populações imensas vivendo em áreas sem saneamento, a movimentação gigante de pessoas da zona rural para as cidades, pela sobrevivência. Enfim, o mundo vai mudando e a natureza sendo agredida, servindo de estimula para as doenças e os sofrimentos.

O SUS, desde sua criação em 1990, até hoje, não conseguiu atingir seus objetivos, apesar de já ter avançado bastante com a descentralização,a municipalização,etc. O fato é que o médico moderno vive um verdadeiro sufoco, correndo de hospital em hospital e recebendo uma remuneração indigna por parte do SUS e dos convênios privados. Portanto, apesar das grandes dificuldades dos dias que correm,cabe a cada um saber cuidar do seu corpo. É tradição sabermos que o individuo só dá valor a saúde quando a perde. Talvez a mudança mais expressiva que o homem moderno se defronta, seja a sua própria mudança; rápido, imprevisível e desorientadora.

Independente da violência que nos assusta, a luta pela sobrevivência quebrou a harmonia do organismo humano, de tal forma que o câncer, a depressão, o diabete e as doenças cardiovasculares, têm assumido proporções alarmantes. Diz-se que a vida passa. Não, nós é que passamos pela vida. A vida será sempre uma constante em nossa caminhada. Cabe a cada um viver dentro dos seus limites, sabendo que cada dia é menos um dia em sua vida. Saiba se cuidar, caminhando com paciência, sem fumar, sem muito estresse, convivendo coma natureza e agradecendo a Deus pelo grande presente que você recebeu que é a sua vida. O homem moderno vive perseguindo a felicidade e o bem estar, mas por caminhos indiretos.

A existência humana é constituída por uma sucessão de dias e momentos, melhores e piores, bons e maus, cabe a você selecioná-los. Só assim temos boa saúde. (*) É médico (mhenio@hotmail.com).







©UN | Plugar Informações Estratégivas S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog