terça-feira, 5 de julho de 2011

12. Encontro Pernambucano de côco


Festival de Côco

Foto: Fundarpe/Rafa Medeiros
Continua, na sexta e no sábado (8 e 9), na Praça do Carmo, em Olinda, o 12º Encontro Pernambucano de Coco. São oito atrações e a entrada franca. A festa começou no dia 1º de julho, em Porto de Galinhas. A programação deste fim de semana conta com shows do Coco do Mestre Goitá, Chinelo da Iaiá, Mestre Galo Preto, Aurinha e Rala Coco, Coco do Mestre Dié, Toadas de Pernambuco, Selma do Coco e Grupo Bongar.

Além dos shows, haverá aula-espetáculo e oficina de coco e ciranda com mestres griôs do Ponto de Cultura Farol da Vila (Coco de Pontezinha) e Biu do Coco (Coco Popular de Aliança); roda de mestres do coco, com participação de mestres, griôs, gestores público e da sociedade civil; exposição fotográfica "Mestres do Coco Pernambucano" (projeto vencedor do 1º Prêmio de Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras; e exibição de filmes (cineclube).

O Encontro Pernambucano de Coco 2011 é um dos 23 projetos aprovados no Edital Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Ele nasceu em 1998, com o objetivo de resgatar, preservar e dar manutenção ao folguedo popular do coco no Nordeste, criando condições de intercâmbio e sustentabilidade das matrizes culturais, regatando também a dança peculiar da brincadeira e também fortalecendo os grupos culturais existentes e em formação. A partir de agosto o evento se estenderá para mais três cidades: Itamaracá, Rio Formoso e Recife.

SERVIÇO
12º Encontro Pernambucano de Coco
8 e 9 de julho (sexta e sábado)
Praça do Carmo - Olinda
Entrada franca
www.encontropernambucanococo.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO

Sexta (8)
14h - Exposição “Mestres do Coco Pernambucano”
14h30 – Aula-espetáculo e oficina de coco e ciranda
20h – Shows: Coco do Mestre Goitá, Chinelo da Iaiá, Mestre Galo Preto e Aurinha e Rala Coco

Sábado (9)
14h - Exposição “Mestres do Coco Pernambucano”
14h30 – Roda de Mestres e Griôs
19h – Cinema na Praça: "Zé de Teté" (2008) e "A Hora do Coco" (2009)
20h – Shows: Coco do Mestre Dié, Toadas de Pernambuco, Selma do Coco e Grupo Bongar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog