terça-feira, 12 de julho de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 12 de julho de 2010 - Faleceu o músico Paulo Moura, o maior saxofonista do mundo, clarinetista, compositor, arranjador, maestro, natural de São José do Rio Preto-SP. Cidade que em sua homenagem criou um festival que não conseguiu seguir em frente, devido as atrapalhadas administrativas. E tem uma praça com o seu nome.

Em 12 de julho de 1980 - O jogador de futebol Pelé, como conhecemos o cidadão Edson Arantes do Nascimento, recebeu o título de "Atleta do Século", num trabalho do jornal francês L'Equipe.


Em 12 de julho de 1946 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Almir Guineto


Em 12 de julho de 1937 - Nasceu o ator norte americano Bill Cosby


Em 12 de julho de 1965 - Um encontro ficou na história Adoniran Barbosa e Elis Regina, que acompanhada do violonista Mario, encontraram -se no palco superlotado do Teatro record e duetaram-se, com saudosa maloca e outros sucessos do compositor.


Em 12 de julho de 1990 - Morreu João Saldanha, jornalista, locutor esportivo, ex-tecnico da seleção brasileira, e dirigente do PCB - Partido Comunista Brasileiro.


Em12 de julho de 1916 - O general Erich Von Falkenhayn ordenou a cessação dos ataques e determinou que as tropas alemãs mantivessem a todo custo suas posições. A conversão mais ou menos repentina da Verdum numa batalha defensiva por parte deles deveu-se ao fato de que os anglo-franceses estavam lançando, a partir de primeiro de julho uma ofensiva na região do Somme. Grande e terrível batalha que em pouco tempo revelou-se um matadouro da mesma dimensão do de Verdum (os ingleses perderam somente no primeiro dia do ataque 58 mil mortos e feridos totalizando 600 mil baixas quando a batalha encerrou-se).


Em 12 de julho de 2010 - Trinta e doi presos políticos em greve de fome no Chile, eram indígenas que protestavam contra a militarização do territorio Mapuche, na qual os militares trabalhavam pra fazendeiros. E a justiça colocavam os indígenas como terrorista. Os mapuches denunciam ainda um genocídio que vem sendo feito de suas comunidades. Assuntos que na mídia convencional capitalista não tem espaço.


Em 12 de julho de 1904 - Nasceu Pablo Neruda em Parral, poeta chileno e um dos mais importantes da lingua castelhana do século XX, foi Consul do Chile na Espanha, e no Mexico. Seu nome de registro  é
Ricardo Eliécer Neftali Reys Basoalto.


Em 12 de julho de 1900 - Nasceu o educador, e escritor brasileiro Anisio Teixeira, em Caitité-BA, é dele a ideia do Centro de Educação Integrada, que foi colocada em prática em parte por Leonel Brizola.


Em 12 de julho de 1845 - Quatro bailarinas, tornaram-se imortal por desencadear o "Pas de Quatre" em Londres. Eram elas Marie Toglione, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Lucile Granh. Era o período romântico do balé inaugurado pelo uso das sapatilhas de ponta e predominantemente de roupa brancas, a obra mais importante da época foi Giselle, na peça "La Sylphide".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog