sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O filósofo Michel Serres tacha o Asterix de fascista







Asterix é fascista?

Filósofo francês Michel Serres acusa herói gaulês de resolver “tudo no braço” e de fazer "apologia das drogas"

Publicado em 30 de setembro de 2011





Um dos ícones da cultura francesa, Asterix foi tachado de “fascista” por um dos mais importantes filósofos do país, Michel Serres.



A polêmica teve início em declaração de Serres à rádio France Info, onde ele acusou o herói gaulês de fazer “um elogio do fascismo e do nazismo”. E explicou o porquê: “ele sempre resolve todos os problemas no braço, sem exceção, como se a força física fosse uma solução para todos os problemas e todos os males”.



Autor de A Guerra Mundial e Variações sobre o Corpo (Ed. Bertrand), Serres também diz que a poção mágica, que torna o personagem de Uderzo e Goscinny imbatível, é uma “apologia das drogas”.



A polêmica se estendeu ao site da revista Les Inrockuptibles, onde o cientista político Damien Boone defendeu a dimensão “mágica” e imaginária da poção de Asterix e acusou Serres de ignorar “o próprio estilo” do gênero história em quadrinhos.



Boone também lembrou que, durante a Segunda Guerra, Asterix foi usado como um símbolo da resistência à ocupação nazista – e também por isso não poderia ser chamado de fascista.



Editora BregantiniAssine ou compre a CultAnuncieEquipeCentral do AssinanteEditora BregantiniAv. Dr. Arnaldo, 1975 - Sumaré - São Paulo - SP - CEP: 01255-000 - Tel.: (11) 3385-3385 - Fax.: (11) 3385-3386

Atendimento ao Assinante: 11-3512-9420, de segunda a sexta-feira, das 9h ás 18h, exceto feriados.

Copyright © 2011 Editora Bregantini. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog