quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Semana da Pátria


O dia com 7 (sete) de setembro, o Brasil tem o seu mais importante feriado, que é o dia da Proclamação da Independência. E geralmente dizemos que esta primeira semana de setembro é a Semana da Pátria.

Nos apontamentos históricos, temos um processo de Independencia que iniciou-se com a Vinda da Família Real, para o Brasil em janeiro de 1808, quando Napoleão Bonaparte, após assinar o Tratado de Fontainebleau com a Espanha, acaba dominando aquele país, lá deixando o seu irmão José Bonaparte, no poder e invadindo Portugal. E a Família Real e toda a Corte portuguesa vem buscar refugio no Brasil.

Vale lembrar que Portugal, havia assinado a chamada "Convenção Secreta, com a Inglaterra, que auxiliou a fuga da família real.

Assim que chegou no Brasil, D.João, abriu os portos as nações amigas ou seja "a Inglaterra", criou a Casa da Moeda, criou o Banco do Brasil, Criou o Jardim Botânico, teve a Liberação da imprensa com a "Imprensa Régia", a inauguração das primeiras escolas superiores. E em 1810, um Tratado assinado com a Inglaterra garantiu uma tarifa alfandegária privilegiada a Inglaterra, e dai os produtos ingleses teve um mercado no Brasil, com melhores preços.

Na política externa houve a invasão da Guiana Francesa, e da Província Cisplatina, que hoje é o Uruguai.

Em 1815, o Brasil foi elevado a Categoria de Reino Unido. E vale lembrar que na Europa houve a queda de Napoleão.

Em 1817 houve a tentativa de emancipação em Pernambuco, em que haviam grupos já com idéias socialistas nestas manifestação. E os manifestantes foram violentamente esmagados.

A partir de 1820 há uma mudança no quadro com a Revolução do Porto, que obrigou D.João retornar a Portugal. Essa revolta tinha uma tendencia liberal, convocam-se as Cortes, para uma Assembléia Constituinte e D. João é obrigado a jurar e respeitar à Constituição que se irá fazer.

D.Pedro permanece no Brasil, mais uma dramática situação econômica, leva as Cortes tentarem a recolonização do Brasil, mercado disponível para os produtos portugueses. Essas pressões são contrarias aos interesses da classe dominante colonial que articula-se e pressiona D. Pedro a proclamar a Independência. e o primeiro país a reconhecer essa Independencia foi os Estados Unidos da América, ja o governo português, só reconhece, após pressões inglesas em 1825. E pagamos isto para a Inglaterra. O importante saber é que este país teve o proclamador da Independência, que já governava e continuou governando sem que tivesse povo pra contestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog