sábado, 13 de novembro de 2010

13 de novembro na história - artística, literária e cultural

1- Em 13 de novembro de 2009 - Morreu a atriz Mara Manzano, vítima de cancêr nos pulmões, ela que fora fumante por quarenta anos.

2- Em 13 de  novembro de 1976 - Em Angola, por força do Decreto 80/76, foi criado o Conselho da Revolução, o Museu de Antropologia, que comporta objetos etnográficos com abrangência nacional de todos os grupos étnicos linguísticos, do País, como o kitongo, Kimbundu, Umbundo, Lundo Cokwé, Nganguela, Nyaneka-Hambi, Helelo, Ociwambo e Khoisa. Há também peças originárias de outros países africanos. O museu tem 14 salas, sendo 1 sala de exposição fixa, e treze de exposições temporárias.

3- Em 13 de novembro de 1981 - Morreu o Mestre Pastinha, ou Vicente Joaquim ferreira Pastinha, num canto da cama, encolhido, sem dente, cego, silenciosos, em seu mundo. Os artistas, os intelectuais e políticos que diziam ser seus amigos estiveram ausentes de seu enterro.Foi ele o criador da Capoeira de Angola.

4- Em 13 de novembro de 1843 - A ópera de Gaetano Donizetti (Libretto de Augustin Seribe) D. Sebastien roi de Portugal, foi estreada em Paris, e narra a história de D.Sebastião rei de Portugal, na luta contra os mouros.

5- Em 13 de novembro de 1865 - Nasceu tio Frank Marsall, natural de Leovemworth, no estado de Kansas, jornalista pela Universidade de Kansas na cidade de Lawrence, passou a escrever sobre simbologia e ficando famoso por isto.

6- Em 13 de novembro de 1869 - nasceu Helena Stocker, feminista e primeira mulher a doutorar-se em filosofia na Alemanha. Defendeu o direito a mulher de votar e destacou-se como pacifista..

7- Em 13 de novembro de 1903 - Morreu Jacob Abraham Camile Pissaro, pintor impressionista francês co-fundador do impressionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog