sábado, 13 de novembro de 2010

dia 13 de novembro na história -política e social

1-  Em 13 de novembro de 1883 - Nasceu João Baptista Mascarenha de Moraes, natural de São Gabriel-RS, cresceu e tornou-se o grande comandante brasileiro, da FEB-Força Expedicionária Brasileira, que brilhou na segunda Guerra, dando uma parcela de contribuição, contra os nazistas e os fascistas italianos.

2- Em 13 de novembro de 1918 - Maria Adelaide Coelho da Cunha, esposa do poeta, jornalista e administrador do Jornal "Diario de Notícias" de Lisboa, apaixona-se pelo motorista de praça, Manuel Claros, e  ela foge de casa, e ambos desaparecem para viver um grande amor. Sr. João Alfredo,seu esposo coloca um anuncio sobre o seu desaparecimento, e por fim acaba-a achando-a, e conseguindo interná-la num maniômio, o Sr. Manuel também acaba preso por quatro anos. Mas depois disto ambos saem e vivem a sua história de amor que durou 30 anos. Hoje retratada essa história no livro de Manuela Gonzaga com o título "Doida não e não"

3- Em 13 de novembro de 1956 - A Suprema Cote dos Estados Unidos da América, aboliu a Segregação Racial nos ônibus coletivos de Montgomery. E em algumas semanas depois da lei, entra em vigor também no Alabama.

4- Em 13 de novembro de 1756 - O Marquez de Pombal proclamou um documento para os comerciantes sobre falência. Este impunha aos falidos apresentar a Junta do Comércio, uma declaração de todos os bens que possuisse e consequentemente adquiria uma convocação.

5- Em 13 de novembro de 1959 - Iniciou-se o contato dos sertanista  do SPI - Serviço de Proteção aos Indígenas com os Xicrins do Bacajá, quase na foz do Iguarapé Gulosa com o Rio Bacajá. Os indíos tiveram  uma epidemia e entraram novamente na mata.

6- Em 13 de novembro de 2002 - Ocorreu um grave acidente ecológico nas terras Galiza, provocadas pelo afundamento de um petroleiro, que acabou reusltando num grande prejuizo a fauna e a flora maritima, ou seja ao meio ambiente.

7-Em 13 de novembro de 2006 - A Assembleia Geral da ONU, elegeu por aclamação Ban Ki Moon, como novo secretário substituindo o Kofi Annan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog