domingo, 14 de novembro de 2010

dia 14 de novembro na história política e social

1- Em 14 de novembro de 1844 - No Cerro dos Porongos, próximo a cidade de Pinheiro Machado, aconteceu o Massacre. Deliberadamente o Império brasileiro, através de Luis Alves de Lima e Silva "Duque de Caxias" e a República Rio-Grandense por intermédio de seu presidente José Gomes de Vasconcelos Jardim, do Comandate das Forças farropilhas, Davi Canabarro e outros lideres do movimento, promoveram a matança dos lanceiros negros em Porongos.

2 - Em 14 de novembro de 1980 - Nino Vieira encabeçou o golpe de Estado na Guiné Bissau, que derrubou o Presidente Luis de Cabral, exilado em Portugal. Para a Guiné não foi um ato de afirmação, mas o chamado ato falho, ou que demonstrou a fragilidade do Estado.

3-Em 14 de novembro de 1831 - Morreu Hegel, em Berlin aos 61 anos vitimas de epidemia de cólera.

4- Em 14 de novembro de 1850, os escravos, Antonio, Roque e Amaro,foram julgados e condenados e morreram enforcados, acusados de matar a golpe de capoeira Sr. Joaquim Silveira. Fato ocorrido em Sorocaba-SP. Com a informação de que estes escravos vieram  do Nordeste, como Antonio de Vila de Catolé de Pernambuco e Antonio da Bahia, reforçou a tese em São Paulo, do preconceito contra negros nordestinos. (Na época).

5- Em 14 de novembro de 1874 - Aconteceu na Paraiba, a Revolta do Quebra Quilo, quando a população revoltou-se contra a mudança do sistema métrico decimal. O delegado de Campina Grande, dispersou todos os manifestantes, quando o popular João Carga d'Agua, deu uma rapadurada contra um soldado e começou o tumulto, em que a população dominou os  policias e rumou para o açude, ali quebrando balanças e jogando policiais.

6- Em 14 de novembro de 1989 - Uma ação civil pública, Dra. Débora Buprat e Dr. Eugênio Aragão propuseram a ação com o objetivo de compelir o poder público a realização da demarcação da terra indigena Yanomami em área contínua.

7- Em 14 de novembro de 1889 - Divulgaram um boato que Marechal Deodoro da Fonseca e Benjamim Constant estavam presos. Deodoro estava doente, mas este boato serviu de pretexto, para Deodoro atravessar o campo de Santana e do outro lado do parque conclamar aos soldados ali quartelados para se rebelarem contra o governo. Assim inicia -se o golpe da construção da República no Brasil. Proclamada em 15 de novembro de 1889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog