quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

Em 3 de fevereiro de 1937 - Sumário de culpa de Álvaro de Souza, militante do ANL

Em 3 de fevereiro de 2009 - Morreu Paulo Eduardo de Araujo Saboya, advogado e militante do PCB. Foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Fábrica de Borracha Síntética da Petrobras, em Duque de Caxias onde era funcionário.


Em 3 de fevereiro de 1536 - Foi fundada a cidade de Buenos Ayres, pelo espanhol Pedro de Mendonza, sob o nome de Nuestra Señora de Buen Ayres, em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 3 de fevereiro de 1654 - André Vidal Negreiros, partiu para Lisboa para levar ao rei D. João IV, a feliz notícia da restauração de Pernambuco e outras capitânias que estavam sob o domínio dos holandeses.


Em 3 de fevereiro de 1488 - O navegador Bartolomeu Dias, com o seu objetivo traçado, dobrou o cabo das Tormentas e rebatizou como cabo da Boa Esperança.

Em 3 de fevereiro de 1790 - O desembargador Thomás Antonio Gonzaga em fortaleza das Cosbras, onde achava-se incomunicável, no seu segundo interrogatório, sobre a Inconfidência Mineira, afiirmou que em sua casa estava hospedado o Coronel Inácio José Alvarenga, e o vigário de ~São Carlos, Corrêa Toledo e que nela frequentemente estava a presença de Dr. Claudio Manuel da Costa e por isto conversavam sobre a Conjuração Mineira.Mas não respondeu que ele fosse participante da mesma.

Serra da Barriga hoje
Em 3 de fevereiro de 1692- Neste dia chegaram forças portuguesas comandadas por Sebastião Dias em Palmares. Os dirigentes palmarinos prevendo o desastre que viria, abandonaram o quilombo pelos contrafortes da serra, onde havia um abismo. Ali o que houve foi um massacre total.Inclusive com casa incendiadas.

Em 3 de fevereiro de 1969 - Pela manhã em Dar-es-Salam, Eduardo Mondlane, presidente da FELIMO, morre ao abrir uma encomenda, que na verdade era uma carta bomba,que chegou para ele como se fosse obras escolhidas do célebre marxista russo George V. Plekhanov. Mas não era. Morreu um lider hoje heroí nacional em Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog