sábado, 9 de abril de 2011

Descendentes de curdos com direito a serem sírios






Presidente Al-Assad promulgou a Lei numa altura em que se registam protestos no país


Fotografia: Afp

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, promulgou, ontem, um decreto que concede a nacionalidade síria a habitantes de origem curda privados desse direito há quase meio século, noticiou a agência estatal síria Sana.
A medida deve abranger mais de 300 mil pessoas registadas como estrangeiros na província curda de Al-Hasakah.
Na Síria, com 17 milhões de habitantes, há cerca de um milhão de curdos.
A decisão foi tomada numa altura em que grupos de oposição convocaram para hoje protestos em diferentes províncias do país contra o Governo de Al-Assad. O Presidente sírio destituiu, também ontem, o governador de Homs, província onde, no início do mês, se registaram distúrbios.
Mohamad Iyad Ghazal é o segundo governador destituído em menos de um mês. O primeiro foi o da cidade de Deraa, que se tornou no epicentro das manifestações antigovernamentais.
Damasco tenta, desde o início dos protestos contra o Governo, acalmar os ânimos, com a introdução de reformas sócio-económicas e políticas.
Uma fonte governamental revelou, na quarta-feira, que o Parlamento deve aprovar, em Maio, várias leis para democratizar o regime e a legislação que suspende a lei de emergência, em vigor desde 1962.











Copyright 2009 Jornal de Angola - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por SAPO ANGOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog