terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Palestinos podem retirar reconhecimento a Israel após ameaças



Palestinos podem retirar reconhecimento a Israel após ameaças
Escrito por Bianka de Jesus

26 de diciembre de 2011, 06:22Ramalah, 26 dez (Prensa Latina) Líderes palestinos advertiram hoje que podem revogar o reconhecimento a Israel, se o Estado sionista persistir em boicotar o futuro governo de unidade que encabeçariam os movimentos Fatah e o islamista Hamas.

Mohammed Shtayyeh, membro da equipe negociadora da Autoridade Nacional Palestina (ANP), afirmou que a Organização para a Libertação de Palestina (OLP) considera cancelar os acordos de Oslo assinados com Israel, depois de ameaças do premiê Benjamín Netanyahu.

Shtayyeh, membro do comitê central do Fatah que lidera o presidente Mahmoud Abbas, reprovou declarações de Netanyahu relativas a que Tel Aviv não retomará as negociações de paz com um Executivo que inclua às organizações islamistas Hamas e a Jihad Islâmica.

As autoridades israelenses, assim como seus aliados Estados Unidos, recusam reconhecer ao Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla a Faixa de Gaza, porque o chamam de terrorista devido a sua luta a favor de finalizar a ocupação sionista.

Os comentários oficiais através da rádio israelense afloraram 72 horas após que Abbas e o chefe político de Hamas, Khaled Meshaal, se reuniram no Cairo para afiançar o processo de reconciliação interpalestiniana e a reestruturação da OLP.

Dito processo permitiria incorporar a Hamas e a Jihad na OLP, a máxima instância política palestina à que os islamistas pediram modificar seus estatutos concernentes à aceitação de Israel.

Ainda que as conversas de paz entre Israel e a ANP estão congeladas desde setembro de 2010 devido a persistente colonização dos territórios ocupados de Cisjordânia, Netanyahu afirmou que se os islamistas se unirem ao gabinete palestino recusará retomar o diálogo.

Segundo Shtayyeh, os acordos de Oslo (1993) nos quais a OLP admitiu a existência de Israel "não foi um reconhecimento balançado, porque a OLP o reconheceu no sentido geográfico, mas Israel não reconheceu a Palestina geograficamente, senão como uma instituição".

"Tel Aviv só reconheceu à OLP. Agora estamos demandando um reconhecimento mútuo. Queremos que aceite os territórios palestinos de 1967", agregou o servidor público ao afirmar que os esforços se enfocam os assuntos internos.

O presidente Abbas está interessado em reunificar os palestinos e "em 2012 terá um vazio político porque Estados Unidos estarão preocupados com as eleições presidenciais, os europeus com a crise do euro, e os árabes com sua primavera", destacou.

ocs/ucl/bj









www.antiterroristas.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog