quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

STF determina que Congresso aprecie proposta original de orçamento do Judiciário



STF determina que Congresso aprecie proposta original de orçamento do Judiciário

Nacional
Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou que o Congresso Nacional aprecie a proposta de orçamento do Judiciário de 2012, encaminhada originalmente pelo STF ao Executivo. A decisão é relativa a um mandado de segurança de autoria do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União do Distrito Federal (Sindjus-DF).

Em meados deste ano, o STF enviou ao Executivo a proposta que previa aumento para juízes e servidores. Ao repassar o projeto ao Legislativo, o governo cortou os reajustes, o que provocou reações no Judiciário, sob alegação que a proposta deveria ser repassada ao Congresso Nacional tal como chegou ao Executivo, em respeito à legislação em vigor e ao princípio de separação dos Poderes.

A reação causou efeito e, no dia seguinte, o Executivo encaminhou uma mensagem ao Legislativo com a proposta do STF anexa. Porém, a mensagem assinada pela presidenta Dilma Rousseff alertava que o reajuste de R$ 7,7 bilhões era temerário no atual cenário de crise global. Desde então, representantes dos juízes e servidores negociam o aumento diretamente com os parlamentares, sem o apoio do governo.

Em sua decisão, Fux determina que as mesas do Congresso Nacional apreciem a proposta de orçamento do Judiciário, “oficialmente elaborada”, como parte integrante do Projeto de Lei Orçamentária para 2012.

Os servidores, que pedem reajuste de 56%, não têm aumento desde 2006. A defasagem salarial é o motivo da greve que atinge órgãos judiciais de várias unidades da Federação. Já os juízes não têm aumento desde 2009 e querem reajuste de cerca de 15%.


Edição: Aécio Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog