sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Stephanus Kruger
Em 30 de dezembro de 1880 - Os boeres do Transvaal comandado por Stephanus Krugel, declaram à República da África do Sul

Foi o período Imperialista, em que Holandeses levaram o cristianismo reformado, a Alemanha os métodos militares, a Inglaterra impós a própria língua, os franceses criaram o africânderes para os nativos e numa combinação travaram a luta dos boeres dominaram o país e mais tarde criaram o apartheid e para os negros a ideologia (camita) precisavam serem dominados pelos brancos como teoria bíblica.


Em 30 de dezembro de 1958 - Os Estados franceses da África Ocidental decidem constituir uma federação no âmbito da comunidade francesa.


Em 30 de dezembro de 1898 - Nasceu, o escritor e folclorista brasileiro, Luis da Câmara Cascudo.


Em 30 de dezembro de 1920 - O Congresso dos Soviets cria a União das Repúblicas Socialistas Russas.


Em 30 de dezembro de 1935 - Nasceu Omar Bongo, o ex-presidente do Gabão, morto em 2009.


guerrilheiros Swapo
Em 30 de dezembro de 1983 - Tropas sul africanas, apoiadas pela aviação, perseguem guerrilheiros da Swapo no sul de Angola, uma das maiores operações da África do Sul no país vizinho, ato condenado pela OUA - Organização da Unidade Africana, pela Inglaterra e pela Alemanha Federal.


Em 30 de dezembro de 1959 - Portugal assinou a adesão à EFTA - Associação Econômica do Comércio Livre.


Em 30 de dezembro de 1968 - Foi divulgada no Brasil uma lista dos políticos cassado, entre eles 11 deputados federais, e 3 ex-presidentes da Republica brasileira. Foram eles Deputados, Marcio Moreira Alves, Hermano Alves, David Lerer, Helio Navarro, Gastone Righi, Matheus Shimidt, Henrique Henkin, Maurilio Ferreira Lima, José Lurtz Sabiá, Renato Archer, Jose Carlos Guerra, o governador Carlos Lacerda, e os ex-presidente Jânio Quadros, Juscelino Kubstcheck, e João Goulart.


Em 30 de dezembro de 1986 - Nasceu a cantora inglesa Elie Goulding


Em 30 de dezembro de 1990 - O beatles George Harrison e sua esposa Olívia foram esfaqueados por um dependente de droga chamado Michel Abram de 33 anos na época, e que acabou sendo detido.


Sadam Hussein
ex-presidente do Iraque

Em 30 de dezembro de 2006 - Sadam Hussein foi executado por enforcamento em Bagdá, acusado de crimes contra a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog