sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 23 de dezembro de 1823 - Apareceu um poema em um Diario em Nova Iorque, intitulado "Um relato sobre a visita de São Nicolau", neste poema colocou-se um componente mágico, tirou-se o cavalo voador e surgiram as reinas puxando um trenó. Foi descrito Nicolau como um tipo alegre, gordo e de pequena estatura, carregando um saco de presente e que descia pelas chaminés. Essa história universalizou-se. E para a Igreja Católica essa era a história do bispo São Claus.Hoje não existe Natal, que não tem a figura do Papai Noel.

Em 23 de dezembro de 1834 - Faleceu Thomas Robert Malthus, com 68 anos de idade, em Hailey Bury, no Condado de Hert Ford na Inglaterra. Foi economista clássico inglês do liberalismo, um pensador bastante controvertido.


Em 23 de dezembro de 1902 - Nasceu Pedro Calmon Moniz de Bittencourt, natural de Amargosa-BA, foi jornalista, ensaista, históriador, professor e político brasileiro.


Em 23 de dezembro de 1923 - A CGT, publicou o n.2 de seu jornal "O trabalhador do Brasil".


Em 23 de dezembro de 1938 - O general Franco, iniciou a ofensiva contra a Catalunha no decruso da Guerra Civil espanhola.


Em 23 de dezembro de 1967 - Nasceu, Carla Bruni Tedeschi, natural de Turin na Ilália. A sua família ameaçada pela Brigada Vermelha, fez com que a sua família fosse para a França, onde projetou-se como cantora, modelo e atualmete é a primeira dama. Esposa do presidente Sarkozi.

Em 23 de dezembro de 1971 - Faleceu Raul Pedroso, participante da ANL e da Insurreição de 1935. Condenado pelo TSN, foi libertado em 1941. Teve uma militância sindical ativa.


Em 23 de dezembro de 1986 - O lider do Partido Comunista Afegão, Mohammad Najibullah, tornou-se presidente do País, substituindo Babrak Kamal, destituído em novembro de 1986.


Em 23 de dezembro de 1995 - O ex-comunista Aleksander Kwasniewski, tomou posse, em Varsóvia como presidente da Polônia.


Em 23 de dezembro de 1996 - Nasceu a atriz,bailarina brasileira Claudia Raia, cujo o nome de batismo é Maria Claudia Motta Raia, natural de Campinas. Foi campeão de ginástica olímpica. Estudou piano, canto, pintura, jazz e balé classico.

Em 23 de dezembro de 2004 - Angola apresenta em Nova Iorque o relatório do Grupo de Trabalho ad-hoc sobre a prevenção e resolução de conflitos em África, do Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Em 23 de dezembro de 2004 - O ex-presidente da República Centro Africana, Felix Patasse, comparece frente ao Tribunal, por desvia de fundo entre 1993 a 2003.


Em 23 de dezembro de 2007 - Faleceu o Cardela Dom Aloisio Lorscheider, Arcebispo emérito de Aparecida.
Em 23 de dezembro de 2009 - Os primeiro acordes de "All I want for Cristmas" na voz de Mariah Carey, surpreenderam os passageiros que 6:45 faziam o chek-in no aeroporto de Lisboa. Isto repetiu-se por três vezes durante o dia. Foi um animado Flash Mob, que divertiu quem viu em loco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog