quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários



La Bohème de Giacomo Puccini





Giacomo Puccini


Em 22 de dezembro de 1858 - Nasceu em Lucca, na Toscana, o compositor italiano Giacomo Puccini. E entre as suas composições de maior destaque "La Bohème, Madame Butterfly e Tosca.


Em 22 de dezembro de 1895 - Vladimir Ilicth Ulianov - O Lênin, foi preso em Sant Petersburgo por participar da organização da União  pela classe operária.



Revolta dos Marinheiros


João Cândido

Em 22 de dezembro de 1910 - desencadeou a Rebelião dos Marinheiros, com o açoite a Marcelino Rodrigues. Os marinheiros revoltaram contra a prática de serem castigados com açoites, ou seja violência física, com chibatadas. Práticas advida do processo de escravidão negra. A frente deste movimento o marinheiro João Cândido que acabou sendo expulso da marinha. O se ato hoje é de glória. E os compositores Aldir Blanc e João Bosco, em sua homenagem compuseram a musica "Mestre Sala dos Mares".


A cantora Elis Regina - interpretando "Mestre Sala dos Mares " Internacionalizou a História e eternizou a canção.

Em 22 de dezembro de 1944 - Fundação do Exército popular do Vietnã.


Em 22 de dezembro de 1955 - Em São Paulo, setores mais avançados do movimento sindical, juntamente com os comunistas criam o Diese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômico.


Em 22 de dezembro de 1968 - Os cantores e compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, eram presos no Rio de Janeiro, após protestarem contra a ditadura militar no Brasil.


Em 22 de dezembro de 1982 - Nasceu a atriz brasileira Aline Moraes.


Mugabe e Nkomo
Em 22 de dezembro de 1987 - Foi assinado um acordo de unidade no Zimbabwe, entre os dois partidos de libertação, a União Nacional Africana do Zimbabwe (ZANI) e a União Popular Africana do Zimbabwe (ZAPU), representadas por Joshua Nkomo e Roberto Mugabe.


Em 22 de dezembro de 1988 - Foi assassinado o seringueiro e sindicalista  brasileiro Chico Mendes.


Em 22 de dezembro de 1993 - Neste dia a África do Sul, aprova a Constituição igualitária acabando com a política do Apartheid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog