segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mestres da literatura do Pará

Segunda-feira, 26/12/2011,

Série resgata mestres da literatura do Pará

Tamanho da fonte:
 
Em 1931 foi publicado o livro de poemas “Batuque”, do poeta e folclorista paraense Bruno de Menezes, um marco do movimento modernista no Pará. Celebrada como o momento máximo de sua literatura, a obra quebrou barreiras ao enaltecer a cultura afro-brasileira e o folclore amazônico.
Entretanto foi no livro anterior, “Bailado Lunar”, de 1924, que o autor faz a sua transição poética vindo do simbolismo a caminho do modernismo. É este importante, porém desconhecido, trabalho de Bruno de Menezes que ganha destaque na série “Pará de Todos os Versos, de Todas as Prosas”.
“Bailado Lunar e São Benedito da Praia”, de Bruno de Menezes, é o terceiro volume da série. Além disso, o projeto reúne o lado folclorista do autor com a obra “São Benedito da Praia: Folclore do Ver-o-Peso”, de 1959. Com curadoria do jornalista e articulista do DIÁRIO DO PARÁ, Elias Pinto, essa nova etapa do projeto “Orgulho de Ser do Pará” reúne dez autores paraenses estão sendo apresentados ao leitor em matérias publicadas sempre aos domingos. O fascículo de estreia foi em homenagem ao poeta Ruy Barata, seguido pelo escritor Alfredo Oliveira.
“A coleção é de enorme importância para a literatura regional. A obra de Alfredo Oliveira, ‘Touro Passa’, há 30 anos não ganhava uma nova edição. É um trabalho de resgate e redescoberta desses autores para um novo público. Enxergo como um trabalho de curadoria muito acertado também porque foge do óbvio, escolher as obras pré-modernistas do Bruno de Menezes é um achado. Uma forma de mostrar esses escritores sobre um prisma que fica limitado as leituras obrigatórias que você vê na escola”, analisa o jornalista e escritor paraense Alfredo Garcia, especialista em Teoria Literária e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
A estudante de Letras, habilitação em Literatura Inglesa, Laena Luz, compartilha da mesma opinião. “Eu só tive contato com Bruno de Menezes no ensino médio, como parte das minhas leituras obrigatórias. Apesar de estudar literatura inglesa, nem mesmo na universidade os escritores paraenses são aprofundados da forma que deveriam. Eu acho ótimo oferecer os livros dele associados a um meio tão abrangente como o jornal”, afirma.
PROMOÇÃO
Todo domingo, até 18 de fevereiro de 2012, sairá uma cartela e o primeiro selo referente à obra do autor apresentado nas matérias especiais do projeto. Os selos restantes para preencher a cartela serão publicados diariamente, ao longo da semana. No sábado será disponibilizado um selo coringa, que poderá ser usado para preencher qualquer um, em caso de perda. A cada domingo, será publicada uma cartela diferente.
A próxima obra da promoção será o livro “Crônicas da Cidade Morena III”, de Edyr Augusto. Para resgatá-lo, você deve preencher a cartela com os 6 selos que estarão disponíveis nas edições do DIÁRIO e trocar pelo livro na sede da RBA, na Avenida Almirante Barroso, 2.190.
OBRAS DA COLEÇÃO
1 - “Antilogia”, de Ruy Barata
2 - “O Touro Passa?”, de Alfredo Oliveira
3 - “Poesia & Prosa”, de Bruno de Menezes
4 - “Crônicas da Cidade Morena III”, de Edyr Augusto
5 - “Sertão: A Palavra e a Imagem”, de Eidorfe Moreira
6 - “Crônicas a Sangue Frio”, de Elias Ribeiro Pinto
7 - “Jornadas do Conto Popular Paraense”, de Vicente Salles.
8 - “H’Era e Antirretrato”, de Max Martins
9 - “A Sexta Dose e as Hipóteses”, de Mário Couto
10 - “A Asa e a Serpente e Manifestos Curau”, de Vicente Cecim
(Diário do Pará)
Copyright 2010 Diário do Pará. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog