Documentário sobre São Tomé e Príncipe em Tavira
Tavira, (Rádio Horizonte Algarve)
No âmbito do ciclo de palestras “A cultura portuguesa em diálogo” é apresentado, no dia 12 de maio, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o documentário “São Tomé e Príncipe – o coro das palavras” (2005) de Carlos Brandão Lucas.
Partilhar no FB-Radio Horizonte Algarve
Tratou-se de uma iniciativa da Associação Internacional de Paremiologia (AIP- IAP), a qual inclui conversa com o autor.
Para Carlos Brandão Lucas “há quem diga que O Coro das Palavras se levantou por aqui no lamento dos escravos.
Então corre pela ilha a voz angolar, enquanto na ilha do Príncipe valem as palavras ditas em lunguyé, para se ouvirem as lendas dos fundos e o balanço das dêxas. E outra vez São Tomé, para se ouvir falar, cantar, contar em crioulo forro.
Enfim. Todas as palavras num coro de afirmação da identidade santomense.
NO KA BÊ NON SÔ (Vemo-nos em breve)”.
Acerca do autor:
Carlos Brandão Lucas nasceu, em São Tomé e Príncipe, em 1943. Licenciado em História pela Faculdade Letras da Universidade de Lisboa. De currículo muito vasto desenvolveu atividades como locutor e produtor de programas de rádio (1961 a 1996 em Angola, E.U.A, África do Sul, Portugal) e publicou textos na imprensa nacional e internacional. Como autor, realizador e documentarista colabora com diversas instituições, jornais e televisão. Tem realizado muitos trabalhos diversificados e notáveis, em várias partes do mundo, dedicando-se, desde 1987, ao documentário.
Ademar Dias
A Rádio Horizonte Algarve, RadioHorizonte.com e AlgarveNoticias.com privilegiam as notícias que julgam ter mais interesse para todos os seus ouvintes e leitores, principalmente em todos os concelhos algarvios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
Radio Horizonte Algarve - @ Todos os direitos reservados
Observação - Tela da reflexão -
Feliz por uma notícia de meu ex-professor. O bom mestre a gente sempre lembra.
(Manoel Messias Pereira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão