quinta-feira, 2 de maio de 2013

ONU queixa-se de falta de financiamento para ajuda humanitária



ONU queixa-se de falta de financiamento para ajuda humanitária

ONU e UNICEF com falta de financiamento
Global Imagens
 Dinheiro Vivo
A agência das Nações Unidas para os refugiados queixou-se hoje de uma grande falta de financiamento à ajuda humanitária para as 457 mil pessoas que fugiram das suas casas no Mali devido à guerra.
O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Adrian Edwards, disse que a agência precisa de 144 milhões de dólares (110 milhões de euros) para providenciar comida, abrigo, cuidados de saúde, água, saneamento e educação.
"Até agora recebemos apenas 32 por cento da quantia", afirmou Edwards.
Para além dos das pessoas deslocadas das suas casas dentro do Mali, existem ainda mais de 175 mil malianos nos países vizinhos: 75.850 na Mauritânia, mais de 49 mil no Burquina Faso e cerca de 50 mil no Níger.
O ACNUR estima que ainda poderão surgir mais 45 mil refugiados nos próximos meses.
"Muitos dos recém-chegados estão em piores condições do que os refugiados que chegaram no ano passado, e precisam de atenção e ajuda imediata", disse Adrian Edwards.
"A situação humanitária também está a ser agravada pela constante insegurança alimentar, que resulta da seca e de uma série de más colheitas que afetam toda a região do Sahel", acrescentou.
Além dos refugiados que atravessaram a fronteira, existem mais de 282 mil pessoas deslocadas dentro do Mali.
"As pessoas dentro do Mali ainda não estão a regressar ao norte do país", sublinhou Edwards.
A UNICEF também está a enfrentar problemas de financiamento, e segundo a sua porta-voz, Marixie Mercado, apenas reuniu 24 por cento dos 82 milhões de dólares (62 milhões de euros) de que necessita para ajudar as crianças no Mali.
LER O ARTIGO COMPLETO JÁ
ANTERIOR | 1 de 2 | SEGUINTE
 A ONU precisa de 110 milhões de euros para responder às necessidades básicas dos refugiados e a UNICEF tem só 24% dos 62 milhões que precisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog