terça-feira, 21 de maio de 2013

Simpósio América Latina "A Comissão Nacional da Verdade: O Brasil revê a sua história




A Comissão Nacional da Verdade: O Brasil revê a sua história

Data de publicação: 15/05/2013

O curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina realiza entre os dias 21 e 23 de maio, em São Paulo, o Simpósio América Latina “A Comissão Nacional da Verdade: O Brasil revê a sua história”, com a presença de Frei Betto e Ivo Herzog.
A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em maio de 2012, com o objetivo de apurar, no prazo de dois anos, as violações de Direitos Humanos ocorridas no país no período entre 1946 e 1988.
“Nesse mês a Comissão completa um ano de atividades. É um resgate da história brasileira e o curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina propiciará um espaço de discussões sobre esta temática”, explica Tadeu Morato Maciel, coordenador do curso.
Entre as discussões que balizarão o debate estão as críticas de entidades da sociedade civil, que cobram mais transparência, mais eventos públicos e participação nos trabalhos; as sugestões para que a Lei da Anistia seja revista; o direito à Memória; e a comparação com Comissões semelhantes na América Latina, especialmente no Cone Sul.
A programação principal inclui um Ciclo de Cinema e Palestras. O evento é gratuito e será realizado na unidade Perdizes, localizada na Rua Emílio Ribas, 89. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo telefone: 11 3824-5800 ou clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO
Ciclo de Cinema:
Dia 21/05 às 17h “Batismo de Sangue”
Dia 22/05 às 17h “ Vlado – 30 anos depois”
Dia 23/05 às 17h “Cidadão Boilesen”

Palestras:
Dia 21 de Maio às 19h00: O Brasil revê a sua história
Conferência de Abertura com Frei Betto.
Mediadora: Gabriela Bal

Dia 22 de Maio às 19h00: Mesa – Comissão da Verdade e Comissão Internacional dos Direitos Humanos - CIDH: Questões da Política Contemporânea
Rosalina Santacruz – Professora do curso de Serviço Social da PUC-SP e Integrante da comissão estadual da verdade de São Paulo.
Ivo Herzog – Diretor do Instituto Vladimir Herzog
Mediador: Acácio Augusto

Dia 23 de Maio às 19h00: Mesa – Testemunhos da Resistência: Luta contra ditadura e direito à memória.
Sebastião Neto- Mecânico de Precisão. Preso político. Membro da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, membro da Executiva Nacional da CUT. Projeto Memória da OSM-SP. Membro do Grupo de Trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical" na Comissão Nacional da Verdade.

Ivan Seixas- Jornalista.  Preso político. Membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e do Núcleo Permanente de Memória Política. Membro da Comissão da Verdade "Rubens Paiva" da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Mediador:  Fernando Santomauro

Fonte: Fasm Perdizes
Share on email Share on linkedin Share on twitter Share on facebook Share on orkut Share on blogger More Sharing Services |Compartilhe +
Venha para a FASM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog