segunda-feira, 27 de maio de 2013

Africa Documentada



África documentada
Mostra de documentários africanos em SP exibe 18 filmes, a maioria inédita no circuito comercial brasileiro
TAGS: África hoje, Caixa Cultural, cinema, Rouge Parole
Mariana Marinho

Cena do documentário "Rouge Parole" (2011)
Em 2012, Rouge Parole (2011) foi eleito um dos 12 melhores documentários do ano pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). Dirigido por Elyes Baccar, o filme, um dos principais relatos sobre a Revolução da Tunísia, abre a mostra África Hoje, em São Paulo.

Em sua segunda edição, o evento exibe 18 longas e médias metragens, a maioria inéditos no circuito comercial brasileiro. Por meio dos documentários, a mostra pretende contemplar a diversidade do continente africano. “Algo que destaco e trago para a reflexão é a questão de o continente africano ter uma enorme parcela de cultura árabe que nem sempre é lembrada como parte da ‘África’. Porém, faz parte da diversidade deste continente”, afirma a curadora Luciana Hees.

Para Mariana Marinho, idealizadora e coordenadora da mostra, a produção documental africana, apesar de ser muito rica, ainda é pouco conhecida. “Os filmes geram novos olhares, reflexões e um diálogo mais abrangente, uma vez que são exibidos em diversas partes do mundo. Eles proporcionaram uma maior exposição de assuntos que antes eram considerados tabu”, comenta.
Além da exibição dos documentários, a mostra também contempla um ciclo de debates. Em sua abertura (21/5), a conversa fica por conta da pesquisadora Alessandra Meleiro e o cineasta Marco Abujamra.
Confira os destaques da mostra segundo a curadora Luciana Hees

"Perguntas a Terra Natal" (2007), documentário de Samba Felix Ndiaye
Perguntas a Terra Natal (2007) – Samba Felix Ndiaye
Samba Felix Ndiaye é considerado um dos pais do documentário africano. Ndiaye faleceu em 2009 e Perguntas a Terra Natal é o seu filme mais simbólico. Isto porque foi realizado após 50 anos de independência do Senegal. As entrevistas trazem  vários pensadores falando sobre o nível de desenvolvimento atingido pelo país depois da independência. Por meio deste filme é possível compreender muitas questões enfrentadas pelos países da África subsariana.
Fahrenheit (2010) – Craig Turner
Fahrenheit fala dos preparativos da Copa do Mundo na África do Sul, um tema com o qual o Brasil está envolvido agora. Ele desperta muitas reflexões válidas em relação aos mega investimentos feitos e que posteriormente são pagos pelo contribuinte. E a pergunta que sempre fica: para o benefício de quem?
Na Espera dos Homens (2007) – Katy Lena Ndiaye
O filme é visualmente muito bonito e acompanha uma conversa de mulheres sobre as suas relações com os homens, seus desejos, percepções e as tradições da cultura.
África Hoje
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, São Paulo (SP)
Quando: 21/5 a 2/6
Quanto: gratuito
Info.: www.mostraafricahoje.blogspot.com.br
Comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog