sexta-feira, 17 de maio de 2013

Museus realizam ação especial no mês de maio


Museu do Futebol


Museus realizam ação especial no mês de maio

Talvez muitos brasileiros nem tenham conhecimento da comemoração celebrada em 18 de maio. Nesta data é festejado o Dia Internacional dos Museus...

PanoramaBrasil


foto: Paulo Bareta

Museu do Futebol, nas dependências do Pacaembu, também participa das comemorações com apresentação de exposições para os visitantes
Talvez muitos brasileiros nem tenham conhecimento da comemoração celebrada em 18 de maio. Nesta data é festejado o Dia Internacional dos Museus e para aproveitar o momento os museus, juntamente com o Governo do Estado de São Paulo recebem o público com gratuidade e oferecem uma série de atividades especiais não só na data comemorativa, mas ao longo do mês de maio, com gratuidade aos sábados.

Ao todo 17 equipamentos no Estado participam da programação integrada em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, com a apresentação de exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas que apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelo público.

A ação inclui, na capital paulistana, a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e Estação Pinacoteca.

Exposições

Neste sábado, o Museu Afro Brasil realiza a abertura da exposição “Fela Kuti - O Design Gráfico dos LPs”, que exibe 41 capas de discos do músico nigeriano criadas pelo artista Leemi, que revelam a Nigéria dos anos 70 e 80. No mesmo dia, o Museu Afro abre também a mostra “A imagem do preconceito”, constituída de objetos que convidam à reflexão sobre o preconceito e sua permanência mesmo 125 anos após a abolição da escravatura no país.

O Museu de Arte Sacra apresenta a mostra “Coleção Grieco”, que exibe parte de um rico acervo de prataria e arte sacra. O Museu da Casa Brasileira exibe a Bienal Ibero-Americana de Design, com uma seleção de peças apresentadas nas três últimas edições da exposição que acontece em Madri, na Espanha. No Museu da Imagem e do Som acontece, o projeto “Maio Fotografia no MIS”, com exposições dedicadas à fotografia, incluindo retrospectivas dos brasileiros Chico Albuquerque e Carlos Ebert e do francês Willy Ronis.

A Pinacoteca exibe a mostra “Seis séculos de arte chinesa” na coleção do Musée Cernuschi, um dos mais antigos e importantes museus de arte asiática da França. A exposição reúne 120 pinturas, apresentando desde os mais importantes artistas da China imperial até pintores chineses que depois da década de 1930 escolheram Paris como lugar de formação e espaço de criação.

Especial da Virada

Além das exposições, a programação conta com diversas atividades gratuitas vinculadas ao tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”. Neste sábado (18), a programação é complementada com atrações da Virada Cultural.

Às 12h, o Museu da Língua Portuguesa oferece o passeio “História À La Carte” pelo Parque e Estação da Luz, propondo uma breve reflexão sobre a relação entre os alimentos e a cultura brasileira. Às 11h, no interior do museu, as crianças podem participar da visita “Rimas animais”, através da qual se pode aprender o que os nomes dos animais têm a ensinar sobre a língua que falamos.

Entre as 10h e 17h, os visitantes podem participar da oficina de grafite na Estação Pinacoteca, em companhia de Daniel Melim e outros grafiteiros. Há ainda visita temática às esculturas brasileiras do acervo no Parque da Luz, às 14h30. Já a Pinacoteca oferece contação de histórias para o público infantil, das 12h às 14h, e apresentação do Quarteto Sax, das 19h às 20h.

Às 14h30, no Museu da Casa Brasileira, o público pode criar réplicas de objetos que fazem parte da Coleção do museu através da Oficina de Papietagem, técnica que consiste em sobrepor camadas de jornal criando uma estrutura que será depois pintada.

O MCB conta ainda com programação musical. Às 20h, o Mutrib sobe ao palco com ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs.

Em seguida, às 21h30, é a vez da Orkestra Bandida, grupo especializado no estilo Fasil: música das boates, cabarés e festas ciganas.

Das 11h às 15h30, o Museu do Futebol realizará contação de história sensorial e diversas atividades como a brincadeira “Com que roupa eu vou”, em que o visitante será convidado a montar as roupas contemporâneas e antigas utilizadas por torcedores, jogadores e juízes de futebol.  A Casa das Rosas terá sarau e apresentações de teatro e de música. O principal destaque é o show de Mônica Salmaso e André Mehmari, que acontece às 20h.

O Catavento oferece uma visita histórica guiada pelo Palácio das Indústrias, construído nos anos de 1920. Na atividade, os visitantes percorrerão a edificação, ao mesmo tempo em que serão informados sobre fatos históricos da cidade de São Paulo, com destaque para o final do século 19 e início do século 20.

Pertinho

No Museu do Café, em Santos, os visitantes serão convidados a participar da Visita Curiosa, que possibilita que pais e filhos possam descobrir o museu por meio das mais diversas linguagens.

A atividade tem início às 15h e duração de 1h30.  A programação completa e endereços dos espaços pode ser vistos no site www.culturasp.gov.br.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog