sexta-feira, 31 de maio de 2013

Alain Resnais






Alain Resnais
Por Da Redação - agenusp@usp.br

 
Do USP Online
De 3 a 7 e de 10 a 14 de junho, o Cinusp “Paulo Emílio”, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, apresenta uma mostra da obra de Alain Resnais que, no dia 3 de junho de 2013, completa 91 anos de idade. Ele segue dirigindo filmes na condição de um dos mais importantes, prestigiados e originais cineastas em atividade.

Na mostra estão reunidos dez de seus mais importantes longas-metragens, além de cinco dos curtas-metragens que dirigiu no início de sua carreira e de um documentário sobre sua vida e obra, produzido para a televisão francesa em 1980. O Cinusp tem duas sessões diárias que se iniciam respectivamente às 16 horas e às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Não é necessário se inscrever, mas a sala é sujeita a lotação de 100 lugares. A programação do evento gratuito pode ser conferida no site.

Artista de fundamental importância para a formação do chamado cinema moderno, precursor da Nouvelle Vague e grande inovador da linguagem cinematográfica, Resnais manteve uma postura discreta em relação às suas ideias e sua vida particular, permitindo que sua obra fosse a expressão acabada de sua proposta estética. Ainda em atividade, o diretor continua transgredindo dogmas e fórmulas pré-concebidas do cinema narrativo e comercial, sem qualquer sinal de cansaço ou comodismo, em filmes ainda ousados na forma e instigantes no conteúdo. Esta retrospectiva permite uma oportuna revisão da obra de um dos mais importantes cineastas vivos, com grande parte dos filmes exibidos em cópias de 35mm, como originalmente concebidos.

 O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 0, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-3540; e-mail cinusp@usp.br; site http://www.usp.br/cinusp,
Mais informações
Palavras chave
Alan Resnais, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, cinusp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog