quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 10 de outubro

Revolução Xinhai 


Em 10 de outubro de 1911 - Acontecimentos levaram a queda a dinastia Quig, com a chamada Revolução Xinhai, que possibilitou a Insurreição de Wuchang em 1912, quando há abdicação definitiva do último imperador Puyi.
garotos ciganos no campo de concentração
Em 10 de outubro de 1944 - Garotos ciganos foram enviados para a Câmara de Gaz em Birkenau.
Em 10 de outubro de 1950 - Inicio do Conflito de Porecatu, os comunistas como João Saldanha, Pedro Pomar e Celso Cabral de Melo, foram importantes articuladores do evento

Em 10 de outubro de 1954 - Fundação do Partido Comunista de Honduras

Em 10 de outubro de 1955 - A OTAN reconhece que a URSS tinha a maior frota de submarinos da história sendo que o total  daquele país, superava a soma de todos os submarinos das outras nações.
Edith Piaf

Em 10 de outubro de 1963 - Faleceu a cantora francesa Edith Piaf

Honestino Guimarães
Em 10 de outubro de 1973 - Honestino Guimarães presidente da União Nacional doe estudantes - UNE, foi preso e assassinado pelo poder repressivo do Estado brasileiro.
Em 10 de outubro de 1980 - As organizações guerrilheiras e revolucionárias de El Salvador criam a Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN).
Em 10 de outubro de 1983 - Um grupo de Mulheres reúnem na escadaria do teatro Municipal de São Paulo para protestar contra a violência que são praticadas a todas as mulheres. Sendo esse dia o Dia Nacional de Lutas contra a violência a Mulher.
Francisco Lucrécio

Em 10 de outubro de 2001 - Faleceu Francisco Lucrécio, secretário da Frente Negra Brasileira em São Paulo.
Joaquim Barbosa


Em 10 de outubro de 2012 - Foi eleito para a presidência do Supremo Tribunal Federal, Dr. Joaquim Barbosa, sendo o primeiro negro a chegar na Suprema Corte brasileira, numa eleição feita por voto secreto e tendo o sr. Dr. Ricardo Lewandowiski como vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog