domingo, 20 de outubro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 20 de outubro

Jomo Kenyatta

Em 20 de outubro de 1892 - Nasceu Jomo Kenyatta ex-presidente do Quênia (falecido em 1978).
Carolina Augusta Xavier Novaes
Em 20 de outubro de 1904 - Faleceu Carolina Augusta Xavier Novaes, esposa do escritor Machado de Assis.
Em 20 de outubro de 1935 - Encerra a Longa Marcha da China, quando parte dos homens que sairam de Ruijin com Mao Tse Tung atingiram a zona de Shaanxi controlada pela guerrilha comunista no norte.
Raul Alves Calane da Silva


Em 20 de outubro de 1945 - Nasceu Raul Alves Calane da Silva, poeta, jornalista e escritor moçambicano, da TV Experimental e da Gazeta de Arte e Letras da Revista Tempo.
Em 20 de outubro de 1947 - O Brasil rompe relações com a URSS, no contexto da Guerra Fria.
Em 20 de outubro de 1970 - Após proferir uma palestra para os trabalhadores em São Bernardo do Campos, o dirigente comunista do PCB Joaquim Câmara Ferreira, jornalista e tradutor do France Press, foi preso pela equipe do  delegado Fleury  e após intensas torturas em que foi submetidos, acabou falecendo, no dia 23 de outubro de 1970. e o fato só foi comunicado em nota oficial do DEOPS-SP, no dia 25 de outubro de 1970. Assassinado pela repressão ditatorial do Estado Brasileiro.

Em 20 de outubro de 1974 - A peça de teatro Calabar de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra foi proibida pela Censura Federal no Brasil.
Em 20 de outubro de 1974 - VII Congresso do Partido Comunista Português - PCP com a participação de mais de mil delegados, além de delegações estrangeiras.
Em 20 de outubro de 1978 - O presidente General Ernesto Geisel inaugurou a primeira etapa da construção da Usina hidrelétrica de Itaipu.
Em 20 de outubro de 1979 - Luis Carlos Prestes (a frente) e Gregório Bezerra (atrás) na foto, chegam do exílio.
Jennifer Nicole Freeman


Em 20 de outubro de 1985 - Nasceu em Los Angeles Jennifer Nicole Freeman, atriz norte americana.
Patativa do Assaré
Em 20 de outubro de 1999 - Ocorre o Prêmio Unipaz. VII Congresso Holístico Brasileiro - Fortaleza em homenagem a Patativa do Assaré.(poeta e repentista brasileiro)

Em 20 de outubro de 2000 - Pesquisa revela nos Estados Unidos que a vacina ADN controla a replicação do vírus HIV e evita a imonudeficiência, a progressão da doença e a morte.
Comunidade Negra dos Arturos - Contagem


Em 20 de outubro de 2008 - Membros da Comunidade Negra dos Arthuros concederam depoimentos para o Laboratório de Memória Histórica?LAMH do Curos de História do Centro Universitário Newton Paiva, entre eles Conceição Natalícia da Silva (filha de Arthur Camilo da Silvério), Lucia dos Santos (sobrinha de Arthur Camilo Silvério), Maria Aparecida  da Silva Vieira (neta de Arthur Camilo da Silvério), e Maria Auxiliadora da Luz (nora e sobrinha de (Arthur Camilo Silveiro). É a forma oral de história sendo contada por estes descendentes quilombolas.
Muammar Kadahafi

Em 20 de outubro de 2011 - Faleceu Muammar Kadahafi, presidente da Líbia, após complicadas operações militares, que contou com intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN, numa orquestração desestabilizadora chamada pela mídia de Primavera Árabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog