segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 28 de outubro

John Lock

Em 28 de outubro de 1704 - Faleceu  em  Essex o filósofo  inglês John Locke, natural de Wrington  nascido em 1632 - Reino Unido.
Benito Mussolini e a Marcha sobre Roma

Em 28 de outubro de 1922 - Benito Mussolini promove a Marcha sobre Roma, e marca o início do Regime fascista na Itália.
Simon Muzenda

Em 28 de outubro de 1922 - Nasceu Simon Muzenda, foi vice primeiro ministro e Vice-presidente do Zimbabwe, ele que nascera em Gutu - provincia de Vitória da Rodésia do Sul, filho de camponeses, criado pela avó, estudou na escola primária de Nyammandi, sua adolescencia foi cuidando do gado da família, depois trabalhou como carpinteiro, e tornou-se um ativista político na Africa do Sul e Rodésia ao ter contato com Benjamin Muranbo o primeiro ativista a desafiar as leis discriminatórias, casou-se com a enfermeira Maud, e acabou mais tarde sendo eleito Secretário Nacional Africano de Zimbabwe, foi preso em 1964 e com uma certeza só a revolução libertaria o seu povo das mãos dos racistas.E partiram para a ação popular.
Jubiabá o livro de Jorge Amado
Jubiabá - Capitão severino Manuel de Abreu
pai de santo

Em 28 de outubro de 1937 - Faleceu o capitão Severino Manuel de Abreu, pai de Santo Jubiabá, ao ler a história de Jubiabá através do livro de Jorge Amado, Pierre Verger interessou em conhecer o Brasil e principalmente a Bahia.
Raquel de Queiroz

Em 28 de outubro de 1937 - Rachel de Queiroz, escritora, romancista, jornalista, cronista é presa em Fortaleza -CE como comunista e teve os seus livros queimados considerados subversivos. Raquel foi do Partido Comunista Brasileiro e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Camilo Cienfuegos

Em 28 de outubro de 1959 - Faleceu em um acidente aéreo o revolucionário cubano Camilo Cienfuegos

Nikita Khrushchov
Em 28 de outubro de 1962 - Nikita Khrushchov com a crise dos misseis em Cuba desiste de instalar balística na Ilha de Cuba.
Ibrahin Abbud na foto carregando um jornal
Em 28 de outubro de 1964 - Ibrahim Abbud foi deposto do poder no Sudão,  por uma revolução popular e  assumiu o poder um Conselho de estado, que decretou Estado de Emergência no Sudão.
Frente ampla de Juscelino, Lacerda e Jango
E o governo tem sua  reação
Em 28 de outubro de 1966 - Foi criado no Rio de Janeiro a Frente Ampla, movimento de Oposição à Ditadura Militar. Com a finalidade de lutar pela redemocratização do País.
Santos Dias
Operário e Grevista morto pela Polícia Militar
Em 28 de outubro de 1979 - Faleceu o operário e ativista Santos Dias, ele que viera do campo pra trabalhar como metalúrgico, grevista acabou sendo assassinado pela Polícia Militar.
Como grande católico, foi venerado e hoje a Prêmios e Projetos Sociais em seu nome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog