Esses dados são referente aos anos de 2006 e 2007, e participaram do estudo os 30 países membros da OCDE e um grupo de associados que inclui o Brasil, Alemanha, Austrália, o Canadá, a Coréia do Sul, Espanha, os Estados Unidos da América, Finlandia, França, Japão entre outros.
Em relação a educação secundaria, que no Brasil corresponde ao Ensino Médio, os gastos dos países da OCDE é de 8 mil dolares por estudante, cinco vezes o valor investido no Brasil. No ensino superior o valor investido pelos países da OCDE mais proximo aos países da organização de de 10.067 dolares, contra 12.226 dolares.
Estudos aponta ainda que nos países da OCDE, 6,1 por cento do Produto Interno Bruto, é o percentual médio investido na Educação, enquanto que no Brasil o investimento foi de 4,9 por cento do PIB para cobrir todas as despesas.
Enquanto isto o aumento de investimento da OCDE foi de 23 %, no Brasil foi de 57%. E com isto acreditamos que houve um pouco de preocupação com a educaçao, porém está longe do ideal.
Manoel Messias Pereira
professor da rede pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão