domingo, 7 de novembro de 2010

dia 7 de novembro na história - política e social

Dia 7 de novembro de 1831 - Lei Euzébio de Queiroz que proibiu o Trafego Interatlântico de escravos.

Dia 7 de novembro de 1837 - A Revolta Sabinada. A Província da Bahia ficou inteiramente desligada do governo central e considerada Estado livre e independente, em sessão da Câmara da Cidade de Salvador de 7 de novembro 7/11/1837. A cidade foi tomada por revoltosos liderados pelojornalista Francisco Sabino e decreta a República Bahiense. Contra a centralização e os descalabros administrativos do governo imperial.

Dia 7 de novembro de 1917 - Os comunistas, homens e mulheres progressistas, amantes da Paz e lutadores pela Justiça social e o mundo melhor comemorado em todo o mundo o maior feito da História contemporâneo, a Revolução Socialista de outubro na Rússia czarista feudal.

Dia 7 de novembro de 1879 - Nasceu Leon Tróstki em Lanovka-Ucrania. Foi intelectual marxista e revolucionária bolchevique.

Dia 7 de novembro de 1888 - Foi preso em Londres Dr. Francis Tumbley, médico suspeito de odiar as mulheres e costumava colecionar uteros (orgão humano) Foi acusado de atos indescentes. Dizem que era uma pessoas com desvio de condutas sexuais.

Em 7 de novembro de 1848 - Olinda -PE, foi palco do início da Revolução Praiera, sob a liderança do General José Inacio de Abreu Lima, do Capitão de Artilharia Pedro Ino Veloso da Silveira e do deputado Liberal Joaquim Nunes Machado, e contavam com a participação do militante do Partido Liberal Antonio Borges da Fonseca. O Grande estopim da revolução foi a substituição do cargo da provincia de presidente que era dirigido pelo liberal Antonio Pinto Chichorro.

Em 7 de novembro de 1988 - Aconteceu a primeira grande greve da Companhia Siderurgica Nacional. Reprimida pelas metralhadoras, da policia que custou a vida de três metalurgicos, William Fernandes Leite, Valmir Freitas Monteiro e Carlos Augusto Barroso. Foi chamado de o Massacre de Volta Redonda.

Em 7 de novembro de 1938 - Herschel Grynszpan, descendente de judeu polonês, assassinou Ernest Von Rat de 31 anos, embaixador, advogado e membro do Partido Nazista SA. Esse assassinato serviu de desculpas para que os alemães nazistas lançassem "A Noite de Cristal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog