sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Robert Kurz lança o seu livro em dois eventos








ROBERT KURZ LANÇA RAZÃO SANGRENTA NO BRASIL EM DOIS EVENTOS



















O LIVRO







Lançado na Alemanha em 2004, Razão Sangrenta: ensaios sobre a crítica emancipatória da modernidade capitalista e seus valores ocidentais traz quatro ensaios escritos entre 1993 e 2003 por Robert Kurz, uma das maiores vozes dissidentes da contemporaneidade: "Razão sangrenta", "Ontologia negativa", "Tábula rasa" e "Dominação sem sujeito"; artigos que estão intimamente ligados por um laço comum, a crítica ao Esclarecimento ou Iluminismo. Uma crítica da própria modernidade, da sociedade capitalista baseada na abstração das qualidades sensíveis e propensa à destruição do mundo, da sociedade assentada no valor.



Publicados originalmente na revista Krisis, da qual Kurz foi um dos principais editores, os textos agora publicados foram, em grande medida, responsáveis por sua cisão e pela criação, por Kurz e outros, da revista EXIT!











O AUTOR







Nascido em 1943, Robert Kurz estudou Filosofia, História e Pedagogia. Vive em Nuremberg como publicista autônomo, autor e jornalista. A área dos seus trabalhos abrange a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a critica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia. Publica regularmente ensaios em jornais e revistas na Alemanha, na Áustria, na Suiça e no Brasil. Escreveu, entre outros, O Calapso da Modernização, O Retorno de Potemkin, Os Últimos Combates e Schwarzbuch Kapitalismus (O Livro Negro do Capitalismo).











OS EVENTOS







Robert Kurz estará no Brasil entre 13/11 e 21/11 e participará de dois eventos de lançamento do seu livro Razão Sangreta. O primeiro, como parte de um ciclo de debates com o tema "A Indústria Cultural no Século 21", promovido pela Escola da Cidade, em que Kurz tratará do tema: "Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer". O segundo com uma fala sobre o livro promovida pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo. Ambos eventos estão sendo co-organizados pela editora Hedra, responsável pela edição de Razão Sangrenta, que estará presente vendendo exemplares de seu livro.









Primeiro evento



Tema: Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer



Quando: Quarta-feira, 17 de novembro de 2010 às 18h30



Onde: Auditório da Aliança Francesa



Rua General Jardim, n. 182 - próximo ao Metrô República - São Paulo/SP.



Entrada Franca







Segundo evento



Tema: Razão Sangrenta



Quando: Quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 18h30



Onde: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP Leste.



Av. Arlindo Bettio, 1000. Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP.



Para chegar: vindo de carro, última saída da Ayrton Senna antes da saída para o aeroporto de Cumbica; vindo de transporte público, estação integrada da CPTM (USP Leste), na linha Safira (20 minutos partindo do Brás ou Tatuapé com destino a Calmon Viana).



Entrada Franca











DEBATES SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL NO SÉCULO 21









No mês de setembro de 2010, teve início o ciclo de palestras e debates "Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21", realizado pela Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A abertura do projeto aconteceu dia 10/09 (sexta-feira), às 10h, com a palestra "Redes sociais, internet e cultura digital", do professor Nestor García-Canclini. O ciclo, que ainda segue até novembro, é uma das iniciativas contempladas pelo Edital de Debates Presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010.



O projeto é fruto de um trabalho conjunto da Escola da Cidade, com a Editora Hedra, o curador Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo (USP) e com os curadores associados, Afrânio Mendes Catani (USP) e Renato Gilioli (Universidade São Judas Tadeu). Os encontros semanais acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, são gratuitos e contam com a presença de profissionais de distintas áreas do conhecimento.











Para maiores informações:







Felipe C. P. (Editora Hedra): 11 3097-8304



www.hedra.com.br



www.escoladacidade.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog