sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

João Goulart presidente eleito, que desejava fazer reformas de bases, com um conjunto de cinco propostas, as reformas administrativas para reduzir o funcionalismo público abarrotado por membros do PSD desde o período JK, a reforma Tributária para aumentar a arrecadação, cobrando mais de grandes empresas e faixas mais ricas da população, reduzindo e isentando a massa assalariada da população, a reforma do Ensino que visava adequar os programas curriculares e as necessidades de mão-de-obra especializada, a Reforma Eleitoral, que procurava estender o direito de votos aos analfabetos, em sua maioria radicadas no campo, e a mais polêmica a Reforma Agrária, a meta era elevar de 2 para 10% os proprietários rurais, provocando um crescimento do mercado interno e assegurando o abastecimento para a população urbano. Além de aumentar o número de defensores do direito à propriedade privada da terra.

Em março de 1963 - O projeto de Jango foi derrotado na Câmara, mas a discussão polarizou a esquerda e a direita.

O que preocupava era o discurso da direita que falava num possível avanço para a esquerda de João Goulart. Os Estados Unidos através da Cia, tem interesse de retirar do poder este presidente brasileiro.Em 13 de março de 1964 Jango faz um discurso na Central do Brasil e é o estopim, do golpe que será implementado no Brasil.
Neste Comício jango prometeu a fazer a reforma agrária e estender o monopólio da Petrobrás à distribuição dos derivados de petróleo, ultimo espaço das empresas estrangeiras.

A reação foi imediata, no dia 19 de março saiu as ruas a "Marcha da Família com Deus e Pela Liberdade, era a direita da Igreja Católica, e os empresários que desejava a intervenção militar com apoio dos Estados Unidos.
E assim no dia 01 de abril, os militares chegaram ao poder, foi destituído o presidente eleito e implantaram a ditadura.

Foram 21 anos de violência, de torturas, de dizimação de partidos políticos, de silêncio, de censura. Foi mais tortuoso tempo, chamado Anos de chumbo. Por aqui tivemos a Operação Bandeirante, operação Condor, e o Doi-Codi, que prendeu matou e até hoje há corpus que foram encontrado no cemitério de Perus, que as autoridades brasileiras de forma irresponsável, não entrega os corpos as famílias, não respeita o direito sagrados das mesmas enterrar os corpos e ter um documento, como atestado de óbito, e as causas mortis.

Em 01 de abril de 1964 - Os militares do exército, atiram fogo na antiga sede da UNE.

Em 01 de abril de 2002 - Os jordanianos mobilizam-se a favor dos palestinos. Uma greve geral, manifestações, apelos a guerra santa contra Israel e boicote aos produtos norte-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog