quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Festival Tudo é Jazz na cidade de Ouro Preto


OURO PRETO
Festival Tudo é Jazz
De sexta a domingo, evento inclui apresentações da guineana Fanta Konatê, dos nova-iorquinos do Underground Horns e do cubano Richard Padron; show de abertura será em BH, com Marcos Valle e Sta luzia
O mês de setembro traz a Ouro Preto um dos eventos mais esperados do calendário cultural mineiro: o Tudo é Jazz. Entre os próximos dias 13 e 15, o tradicional circuito musical vai encher de charme e música um dos mais belos espaços da cidade: o Largo do Rosário. Em três dias, a antiga Vila Rica receberá mais de 20 atividades culturais, entre shows, workshops, cortejos e exposição de artistas nacionais e internacionais, em apresentações inéditas e marcantes, todas gratuitas.

A programação acaba de ser fechada e inclui alguns dos nomes mais representativos da cena contemporânea brasileira, como Thiago Pethit e Fernanda Takai, em carreira solo, e o quarteto Cobra Coral. Alessandra Maestrini, mais conhecida do público por suas atuação na TV, apresentará sua faceta musical com a interpretação do álbum "Drama´n Jazz", com direção e cenários assinados por Gringo Cardia.

Entre os convidados internacionais, estão os nova-iorquinos do Underground Horns. Em apresentação inédita no Brasil, os músicos trazem para o festival um show composto por elementos de jazz, funk e ritmos africanos. As raízes do continente também estão presentes na apresentação da guineana Fanta Konatê, representante de uma das famílias que viram surgir instrumentos como o tambor djembê, originário da África Ocidental. Completam a lista de atrações o compositor e guitarrista cubano Richard Padron, um dos mais importantes músicos de jazz do seu país, e o DJ nova-iorquino Greg Caz.

O Tudo é Jazz contará ainda com cortejos e apresentações de músicos locais, como o Dixieland e o Bloco do Zé Pereira, ao lado da Jazz Band das Flores, formada por músicos que frequentam o Ponto de Cultura, local criado e mantido pelo evento no bairro Alto da Cruz, localizado na periferia de Ouro Preto.

Jazz nas ruas

O retorno do Tudo é Jazz às ruas de Ouro Preto marca um momento especial para o evento e vai ao encontro do desejo da curadora Maria Alice Martins de tornar o Festival ainda mais acessível, aberto e democrático. “Sempre quisemos retomar esse formato, já realizado em 2009, por termos como modelo os grandes festivais de música do exterior, que normalmente são realizados em espaços abertos. É muito maior a interação entre o público e o artista, fica mais forte essa relação”, frisa Maria Alice. O Largo do Rosário, local onde o evento será realizado novamente em 2013, tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, o que amplia significativamente o público que poderá conferir as apresentações.


Workshops gratuitos e exposição

A edição 2013 do Tudo é Jazz contará ainda com atividades paralelas, focadas na formação do público e integração das comunidades ao universo musical. Serão três cursos, cada um ministrado por um convidado diferente. Participam da ação os artistas do Underground Horns e Richard Padron, na área musical, no Ponto de Cultura (Rua Rezende, Nº 108 - Alto da Cruz),  e Fanta Konatê, com o workshop “Cores e Sabores da República da Guiné”, no restaurante O Passo (rua São José, 56 - Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do curso, duas horas antes do início das aulas. O evento conta ainda com a mostra do artista plástico Said Santiago, que ficará em exposição na Casa dos Contos.



O Tudo é Jazz é um dos festivais musicais mais importantes do país e considerado pela revista Downbeat como um dos mais relevantes do mundo. O evento é uma promoção da Associação de Cultura Livre (ACL).





Programação

Sexta-Feira, 13-09
18h - Workshop musical com Richard Padrón
Local: Ponto de Cultura - Alto da Cruz
18h - Abertura da exposição das obras de Saidi Santiago
Local: Casa dos Contos
19h - Cortejo Dixieland
Local: Ruas da cidade
20h - Quarteto Cobra Coral
21h30 - Thiago Pethit
23h - Fernanda Takai
Local: Largo do Rosário

Sábado, 14-09:
9h - Dixieland
Local: Trem da Vale
10h - Workshop musical com Underground Horns
Local: Ponto de Cultura - Alto da Cruz
15h30 - Cortejo Incrível Banda
Local: Ruas da cidade
16h20 - Underground Horns
18h - Richard Padrón
19h40 - Alessandra Maestrini
21h20 - Fanta Konatê
Local: Largo do Rosário
00h -  Dj Greg Caz
Local: Restaurante O Passo

Domingo, 15-09:
9h - Underground Horns
Local: Trem da Vale
10h - Seminário Preservação do Patrimônio
Local: Ponto de Cultura - Alto da Cruz
11h - Cortejo Bloco do Zé Pereira, Underground Horns e Jazz Band das Flores
Local: Ruas da cidade
14h - Workshop Cores e Sabores da República da Guiné
Local: Restaurante O Passo
18h - Encerramento da Exposição de Saidi Santiago



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog