sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fatos Históricos importantes do dia 24 de janeiro


Em 24 de janeiro de 1835 - Eclode na Bahia na cidade de Salvador a maior revolta urbana de escravos da América Latina.Organizada pelos negros haussás, de cultura islâmica, contra o processo de escravidão, contra a submissão católica e a favor de uma Revolução pela tomada de poder.Durante o período regencial.
Em 24 de janeiro de 1924 - Saí o primeiro numero do Jornal O clarim da Alvorada. Da imprensa negra no Brasil.
Paulo Diniz


Em 24 de janeiro de 1940 - Nasceu em Pesqueira - PE, Paulo Diniz, cantor brasileiro, afro-descendente.
Em 24 de janeiro de 1945 - Em São Paulo-SP, Brasil realizou-se o Primeiro Congresso de escritores, com a presença de Monteiro Lobato, Caio Prado Jr., Jorge Amado e Oswald de Andrade.
Joseph Kasavabu
presidente do Congo
Em 24 de janeiro de 1969 - Faleceu Joseph Kasavabu, presidente do Congo.
João Mendes Araujo
Em 24 de janeiro de 1972 - Foi assassinado João Mendes de Araujo, revolucionário militante da Ação Libertadora Nacional - ALN. Teve sua residencia invadidas por forças mercenárias da ditadura militar brasileira que assassinou-o. Portanto morto pelo Estado brasileiro.
Tatyana Ali


Em 24 de janeiro de 1979 - Nasceu Tatyana Ali, cantora e atriz estadunidense, natural de Long Island em Nova York.
Em 24 de janeiro de 1984 - Fundado o Movimento Sem Terra - MST em Cascavel - PR, com o lema "Terra para quem nela trabalha". No segundo Congresso este tornará "Ocupar, Resistir, Produzir".




Em 24 de janeiro de 2003 -Realiza-se o  Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

O Conselho de Segurança da ONU autorizou hoje por seis meses renováveis a mobilização na Costa do Marfim de forças militares francesas e da comunidade económica dos Estados da África do Oeste, permitindo-lhes o recurso à força se necessário.

O Conselho de Segurança, nos termos da resolução 1464 adoptada por unanimidade, "autoriza" as forças da CEDEAO e "as forças francesas que as apoiam" a "assegurar, sem prejuízo para as responsabilidades do Governo de reconciliação nacional, a protecção de civis ameaçados pela violência física no interior das suas zonas de operação e em função dos seus meios".

As forças francesas e africanas estão igualmente autorizadas a "tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e a liberdade de circulação".

A resolução determina ainda que a autorização é dada por um período de seis meses "durante o qual o Conselho de Segurança irá avaliar a situação e discutirá a possibilidade da sua renovação".

O Conselho de Segurança declara também "fazer seu" o acordo assinado a 24 de Janeiro em Linas-Marcoussis, perto de Paris, entre as duas partes em conflito, e "exige a todas as forças políticas marfinenses a aplicá-lo plenamente e sem demora".

Fica ainda o apelo ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para que sejam apresentadas recomendações sobre a forma como as Nações Unidas poderão apoiar a colocação em prática do acordo de Linas-Marcoussis.

O Conselho de Segurança "condena as graves violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário" na Costa do Marfim, sublinhando a "necessidade de levar perante a justiça os responsáveis".

Desde Setembro último, a Costa do Marfim foi dividida em dois, levando à mobilização de pelo menos 2500 soldados franceses para o país para assegurar a protecção dos cidadãos franceses e fazer respeitar um cessar-fogo.

O anúncio do acordo de Linas-Marcoussis suscitou uma onda de manifestações de protesto na capital económica do país, Abidjan, por parte dos apoiantes do Presidente marfinense, Laurent Gbagbo, contra a entrada no novo Governo de representantes dos rebeldes.

Em 24 de janeiro de 2003 - Assinatura do Acordo de Linas-Marcoussis, pois fim a guerra civil de Cote D'Ivore, iniciada em 19/09/2002, quando os rebeldes da Burquina Faso adentra o território, tomando parte do norte do territorio, criando a Forces Nouvelles enquanto no Sul prevaleceu as Forças Armadas Nacional da Costa do Marfim (FANC).

Em 24 de janeiro de 2013 - Na noite de 24/01/2013 - se reuniu na CEPIR - Campinas as lideranças do Movimento Negro e afro-religiosas para debater o documento vindo da Policia Militar sobre a abordagem policial. desta reunião saiu um documento que foi entregue a o Comando da Polícia Militar ao prefeito Jonas Donizete, a Secretaria de Cidadania 



ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog