quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Guerra de Palavras na Reunião de Paz sobre a Síria


Delegação Síria

Reunidos em Montreux, nas margens do lago Leman, as quatro dezenas de representantes de países e organizações internacionais depressa perceberam o fosso que os separa para alcançarem uma solução pacífica para a Síria, em guerra há três anos.
Guerra de palavras, acusações de traição e apelos à saída do Presidente Bashar al-Assad marcaram o início da conferência de paz Genebra II, que hoje arrancou na cidade suíça de Montreux (antes de passar para Genebra), com as grandes potências e os negociadores sírios a mostrarem-se inflexíveis nas suas posições.
A abrir o encontro, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lembrou que o objetivo é pôr fim a um conflito que já fez 130 mil mortos, dois milhões de refugiados e 6,5 milhões de deslocados internos. "Todos os sírios estão de olhos postos em nós hoje", afirmou Ban, que na segunda-feira teve de retirar o convite feito ao Irão para estar presente na Conferência depois da pressão dos EUA e da ameaça da oposição síria de não ir a Genebra.
Rússia e EUA também apelaram aos sírios para agarrarem esta "oportunidade histórica", com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, a admitir que as negociações não serão "nem simples, nem rápidas".
Mas com a intervenção do secretário de Estado americano, John Kerry, o tom mudou. "Assad não fará parte do governo de transição. É impossível, inimaginável, que esse homem que protagonizou tal violência contra o seu povo possa conservar a legitimidade para governar".
Palavras que muito irritaram o chefe da diplomacia síria, Walid Muallem, que lhe respondeu: "Senhor Kerry, ninguém no mundo tem o direito de dar ou retirar legitimidade a um Presidente, a não ser os próprios sírios".
lugares Vazio da Oposição
John Kerry e Catherine Aston


O futuro de Assad, na presidência desde 2007, quando sucedeu ao pai através de um referendo e que na segunda-feira se disse candidato às eleições de junho, está no centro de todas as dicussões.
Russos e americanos estão em desacrado sobre as conclusões de Genebra I, a conferência de 2012. Ocidentais querem um governo de transição sem Assad, condição que russos e sírios recusam.
Ahmad Jabra, o chefe da delegação da oposição síria voltou hoje a apelar a Assad para entregar o poder a um Governo de transição.

Fonte - Diario de Noticia -Globo - PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog