domingo, 19 de janeiro de 2014

Restam apenas 406 leões na Ásia Ocidental, revela estudo


Restam apenas 406 leões na África Ocidental, revela estudo
Filipa Alves


Restam apenas 406 leões na África Ocidental, revela um estudo publicado na revista PLoS ONE na semana passada. A investigação conclui ainda que existem menos de 250 animais reprodutores, pelo que os autores pedem que o estatuto de conservação destas populações passe a “Criticamente Em Perigo” e que sejam reunidos fundos a nível internacional para a sua conservação.

Uma equipa de cientistas liderada por Philipp Henschel (Panthera, EUA), caracterizou a presença do leão em 21 áreas protegidas de 17 países da África Ocidental. O objetivo desta investigação era obter dados atuais da distribuição, estado de conservação e potenciais falhas na conservação das populações de leão desta parte do continente africano.

Embora atualmente se considere que os leões africanos pertencem todos à mesma subespécie (Panthera leo leo), um estudo genético recente revelou que as populações do Centro, Oeste e Norte de África são muito diferentes daquelas que habitam o Sul e Este do continente.

Sabe-se que os leões africanos estão em declínio a nível global, tendo a sua área de distribuição ficado reduzida a apenas 25% da área original, como resultado da destruição de habitat para instalação de parcelas agrícolas, do desaparecimento das presas devido à caça insustentável e da perseguição direta.

Neste contexto, o caso das populações da África Ocidental, que estão geograficamente isoladas, é especialmente preocupante, tendo levado à sua classificação como “Em Perigo” em 2004. No entanto, a falta de dados concretos sobre a situação destas populações impede que se tomem medidas de conservação eficazes.

O estudo cujos resultados foram agora publicados pretendia colmatar as lacunas de informação de forma a permitir a definição de estratégias de conservação adequadas.

Assim, ao longo de seis anos Phillip Henschel e os colegas visitaram 13 Áreas Protegidas e reuniram dados sobre outras 8 reservas de forma a obter um retrato do estado das populações da região.

Os resultados indicam que das 21 áreas protegidas com leões à data de 2005, apenas quatro continuam a registar a sua presença. De forma global, verificou-se uma redução 89,9% na área de ocorrência dos leões da África Ocidental, que hoje estão presentes em apenas cinco países (Senegal, Nigéria e Benim, Níger e Burquina Faso).

“Os nossos resultados foram um verdadeiro choque”, afirma o líder da investigação “Quase todas as área que analisámos eram, na prática, parques só no papel, sem orçamento de gestão ou vigilantes, tendo perdido todos os seus leões e outros grandes mamíferos icónicos”.

Assim, os autores do artigo apelam ao agravamento para o máximo do grau ameaça dos leões na África Ocidental. Por outro lado, “tendo em conta a relativa pobreza dos estados onde ocorrem leões na África Ocidental, apelamos à mobilização urgente de investimento da comunidade internacional para ajudar estes estados a aumentar a eficácia da gestão das áreas protegidas que ainda possuem leões”, escrevem os autores.

Referência bibliográfica:
Henschel, P e tal. 2014. The Lion in Ewst África is Critically Endangered. PLoS ONE. Publicado a 08 de Janeiro de 2014. DOI: 10.1371/journal.pone.0083500

Fontes: http://www.bbc.co.uk e http://www.plos.one

*Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico







Contacte-nos | Quem Somos | RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog