terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Um outro Olhar de Charles Kiefer (Dublinense)



Por Luiz Gonzaga Lopes

Com o lançamento nesta terça-feira, 21 de janeiro, às 19h30min, na Palavraria (Vasco da Gama, 165) de nova edição do livro de contos, “Um Outro Olhar”, de Charles Kiefer (Dublinense), está sendo dado o tiro de largada para um belo projeto de dar acesso de livros que estão fora de catálogo a novos leitores por meios eletrônicos e impressos, com a estreia da coleção Dublinense Resgata. Charles lançou o livro em 1993 e ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras. Mais de duas décadas depois, a obra ganha a sua quarta edição, e o público terá a oportunidade de conhecer ou reler estes 18 contos que propõem novos olhares sobre situações cotidianas.





Os contos tratam de diversas situações: desde a namorada, Ilana, que analisa as projeções literárias (reais ou inventadas) do namorado escritor em “Ilana Antes da Leitura”, o assassinato do Tenente Jorge em “O Tenente”, o recém-formado em letras que auxilia um pós-doutor em Filosofia e Literatura, professor Rinaldi, a colecionar frases sobre olhares em “Um Outro Olhar”, e uma história de resistência de André e do seu avô que tentam abraçar uma árvore que está para ser derrubada em “A Última Canafístula”. Contos que nos proporcionam outros olhares sobre a vida e as situações que ela nos impõe, pois como resume uma das frases epigráficas do livro de Charles, do heterônimo antimetafísico de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro: “A nossa única riqueza é ver”.



Charles Kiefer nasceu em 5 de novembro de 1958 em Três de Maio (RS). Estreou na ficção em 1982 com Caminhando na chuva, novela de temática adolescente que já vendeu mais de 100 mil exemplares. Tem mais de 30 livros publicados no Brasil, na França e em Portugal. Em 2010, lançou “Para ser escritor” (Leya), obra em que elabora seus mais de 25 anos de experiência como professor de oficinas literárias e, em 2011, a tese “A poética do conto: de Poe a Borges, um passeio pelo gênero” (Leya). Atualmente, é professor de Escrita Criativa, Produção de Textos Poéticos, Oficina de Criação Literária e Conto Brasileiro: Teoria e Prática, na PUCRS, e orientador de oficinas literárias particulares. A Dublinense foi criada em 2009 para formar um catálogo eclético. A linha editorial está direcionada aos gêneros tradicionais da literatura de ficção. Seus sócios e idealizadores são Gustavo Faraon e Rodrigo Rosp.



Para saber um pouco mais do projeto Dublinense Resgata fomos conversar com o editor da Dublinense, Rodrigo Rosp, autor de livros como “Fingidores”, “Fora do Lugar” e “A Virgem que não Conhecia Picasso, todos pela Não Editora. Rosp anuncia que a Dublinense já negociou com outros autores os próximos volumes da coleção. Entre eles estão Sérgio Napp (“Estranhos Sentimentos”), Tailor Diniz (“Um Terrorista no Pampa”) e Luiz Paulo Faccioli (“Elepê). O editor também adianta os próximos lançamentos da Dublinense. Mais informações da editora e sobre como comprar os livros impressos e eletrônicos podem ser obtidos pelo site www.dublinense.com.br.


Rodrigo Rosp: "criar uma coleção para recuperar essas edições em meio digital" - Foto do perfil de Rosp no Facebook.
Livros A+ – Como surgiu a ideia desta série Dublinense Resgata?

Rodrigo Rosp - Surgiu de perceber que muitas coisas interessantes estavam fora do mercado, indisponíveis. Com a facilidade do ebook, pareceu uma ótima ideia criar uma coleção para recuperar essas edições em meio digital. Acontece que alguns desses títulos, que estejam liberados também para edição impressa, vamos imprimir também. Mas a coleção foi pensada primeiramente para acontecer em meio eletrônico.

Livros A+  - Quais serão os autores que terão obras com títulos esgotados resgatados pela editora e quais os livros?

Rosp - Temos alguns contratos assinados já: Estranhos sentimentos, do Sergio Napp; Elepê, do Luiz Paulo Faccioli; Um terrorista no pampa, do Tailor Diniz; Solenar, do Rafael Bán Jacobsen; Minimundo, do Bernardo Moraes… além de outros que estão em negociação.

Livros A+ – O Charles Kiefer fez uma referência à melhoria da qualidade de tratamento dos escritores e de qualidade dos livros pelas editoras gaúchas para a volta de alguns autores a publicar aqui. Qual a tua opinião a respeito?

Rosp - Quanto a isso sou suspeito para falar, mas o que eu ouço muitas vezes é que mesmo autores com uma boa trajetória acabam recebendo pouca atenção em editoras grandes (do centro do país), pois essas editoras têm uma quantidade de lançamentos muito grande, além de que há rotatividade de profissionais (e a cada troca de editor tem-se que começar um relacionamento do zero). Assim, passa a ser uma alternativa interessante publicar com uma editora aqui, desde que seja uma editora capaz de fazer livros com grande qualidade e que tenha boa distribuição.

Livros A+ – Quais serão os lançamentos da editora Dublinense neste ano e quando?Rosp – Além da coleção Dublinense Resgata, temos dois romances de autores que já publicaram conosco: o Gustavo Machado, autor de Sob o céu de agosto (publicado na Alemanha em 2013), irá lançar seu “Marcha de Inverno” em março. E a Cíntia Lacroix, autora finalista do Prêmio São Paulo com seu Sanga Menor, irá lançar “Tarantata em Abril”. Também temos a previsão para o primeiro semestre de um guia de leitura chamado “Por que ler os contemporâneos?”, organizado pela Léa Masina; um livro de ensaios organizado por professores (entre eles Carlos Gerbase), “Literatura e cinema”, e um novo livro do Eduardo Menezes, autor do sucesso “A Copa que interessa”, de 2010, que apresentará um novo livro sobre a Copa.

O QUÊ: Lançamento de UM OUTRO OLHAR, de Charles Kiefer, com sessão de autógrafos do autor.
QUANDO: 21 de janeiro de 2014 (terça-feira), a partir das 19h30min.
ONDE: Palavraria (Rua Vasco da Gama, nº 165 – Porto Alegre – RS).
QUANTO: Preço: R$ 32,00 (exemplar).

Tags: Dublinense
Compartilhe no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog