domingo, 24 de outubro de 2010

Previsão do MEC para as inscrições do SISU



MEC prevê início das inscrições do SiSU para 20 de janeiro de 2011



Sistema seleciona estudantes para universidades com nota do Enem.







A Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) prevê o início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para 20 de janeiro de 2011. Devem ser abertas 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo sistema, segundo a secretaria.



A secretaria afirmou que ainda está em fechamento o número de instituições que usarão o SiSU como vestibular em 2011. Esta será a terceira etapa de seleção pelo sistema. A primeira ocorreu em março de 2010 e a segunda foi realizada em junho deste ano. Na última, foram oferecidas cerca de 16 mil vagas em 35 instituições.





De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, ainda não há definição se os estudantes poderão usar a nota do Enem 2009 no SiSU, além da nota do Enem 2010.



Pelo SiSU, o estudante faz até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e pode alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas subsequentes.



Quem for aprovado em primeira opção será automaticamente retirado da lista. Já aqueles que forem aprovados em segunda opção poderão continuar tentando uma vaga em uma faculdade que oferecer a primeira opção feita.



Uso do Enem

Segundo levantamento do MEC, divulgado em agosto, ao menos 59 universidades federais usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos. Parte delas com seleção pelo SiSU. Do total, 35 usarão o exame como única forma de avaliação, sendo que 15 delas terão o uso restrito para parte das vagas ou para alguns cursos.



Quatro universidades vão usar o resultado do Enem como parte da nota do vestibular. Em outras seis instituições, o exame substituirá a primeira fase do vestibular e em três, o Enem será usado para preencher vagas remanescentes (que não tenham sido preenchidas no processo seletivo tradicional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog