segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O primeiro prefeito negro da Eslovênia

PIRAN, Eslovênia — O médico de origem ganense Peter Bossman tornou-se o primeiro negro a ser eleito prefeito de uma cidade da ex-Iugoslávia. E conquistou de um dia para outro o estatuto de astro na Eslovênia que se orgulha de ter, também, o seu "Obama".



Nesta segunda-feira, a foto do social-democrata está na primeira página de todos os jornais do país: "Obama de Piran sai vencedor", diz a manchete do jornal Vecer. Para seu concorrente Delo, ele é simplesmente "uma estrela".



Na véspera, este homem de 54 anos levou com vitória apertada a prefeitura da cidade turística nas margens do Adriático, causando sensação.



Como o presidente americano Barack Obama, ele usou a internet para sua campanha, divulgando o perfil no Facebook, tendo sido colocado em cena em diferentes vídeos retransmitidos no Youtube.



Ouvido sobre uma eventual carreira em nível nacional, ele corta as especulações: "Não tenho tais ambições", confia à AFP.



"Já disse a meus pacientes que vou retornar ao consultório, não posso abandonar minha carreira médica", declara ele, apesar de sua presença mais e mais rara nos próximos quatro anos, durante o mandato.



"Meu pai era também médico e político (em Gana) e tinha por hábito me dizer que se você puder, deve ajudar a sociedade", prosseguiu.



Seu compromisso político remonta à época em que era estudante em Gana: "Trabalhei numa organização Democrática oposta ao regime militar" que derrubou o presidente Kwame Nkrumah em 1966, conta.



Em 1977, desembarcou em Ljubljana para dar prosseguimento aos estudos na Faculdade de Medicina. Voltaria a Gana se não encontrasse Karmen, uma croata, que se tornou sua esposa e com quem tem dois filhos.



A cidade é objeto de um litígio entre a Croácia e a Eslovênia sobre as fronteiras marítimas do Golfo de Piran. A Eslovênia mostrou-se, por esse motivo, oposta à adesão da Croácia à União Europeia até um compromisso estabelecido em 2009.



Após 20 anos na comunidade, "as pessoas me viam mais como um médico negro do que como um estrangeiro; simplesmente, como um bom doutor e homem de bem", considerou.




Peter Bossman, candidato de centro-esquerda, comemora vitória na cidade de Piran



Mapa

©2010 Google - Acerca do Google Notícias - Centro de ajuda - Ajuda para editores - Termos de utilização - Política de privacidade - Página inicial do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog