segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Revolução Russa

Lenin
Lider bolchevista


A Significação Internacional da Grande Revolução Socialista de Outubro


O triunfo da Revolução de Outubro e a saida revolucionária da Rússia da guerra.

Os bolcheviques consideravam a revolução democrática burguesa de fevereiro não como o final do caminho já percorrido mas como o começo da luta pela revolução socialista.

Desde os primeiros dias da revolução de fevereiro, os bolcheviques com Lênin a frente, impuseram-se a tarefa de preparar as massas para a Revolução Socialista. Explicavam aos operários, camponeses e soldados que era preciso não se deter no começo, que era necessário levar a revolução até o fim, derrotar a burguesia e entregar todo o poder aos sovietes

Em 25 de outubro (7 de novembro pelo novo calendário), sob a direção dos bolcheviques, a classe operária da Rússia, em aliança com os camponeses pobres e apoiadas pelos soldados e marinheiros, derrubou o poder da burguesia e instaurou um novo tipo de Estado. O Estado Socialista Soviético. A Revolução de outubro implantou a Ditadura do Proletariado.Pela primeira vez na história, a direçãodo Estado estava na mão do proletariado. Começou um nova era na história da humanidade, a era das revoluções proletárias.

A Luta do Poder Soviético pela Paz

No dia seguinte ao triunfo da Revolução Socialista, o governo soviético dirigiu-se a todos os povos e governos das potências em guerra com a proposta de iniciar imediatamente as negociações para o estabelecimento de uma paz justa, democrática. A paz era imprescindível; necessitavam de uma trégua para consolidar o novo poder.

Os países da Entende rechaçaram a proposta para entabular negociações de paz. Os imperialistas alemães, em troca, aceitaram inicia-las. No mês de dezembro de 1917, na cidade de Brest-Listovisk foram iniciadas as negociações. Os alemães reclamaram a demarcação da fronteira passando pela linha de frente. Isto significava que toda a Polônia, a Lituânia, a Curlândia e parte de Bielo Rússia e de Volínia deveriam passar ao poder da Alemanha. A situação que se achava o governo soviético era muito dificil; o antigo exército abandonava a frente por autodeterminação; a contra-revolução começava a se levantar a cabeça e se organizar. Faltava uma força militar capaz de impor aos imperialistas alemães o estabelecimento de uma paz justa. Lênin acreditava que a melhor alternativa era aceitar as condições de Paz proposta pelos alemães.

Trotski e Bukarin, colaborando de fato com os alemães, lançaram furioso ataque contra Lênin. Exigiram o rompimento das relações com os alemães e a continuação da guerra, apesar de term pleno conhecimento de que não se dispunha de um exército para isto. E os alemães não esperava outra coisa senão um pretexto para reiniciar as hostilidades. E este pretexto foi proporcionado por Leon Trotski, ao violar as instruções dada por Lênin, conducentes a assinatura  do tratado de Paz.

Em 10 de fevereiro de , Trotski declarou aos alemães em Brest-Listovisk que o governo soviético considerava a guerra terminada, e por isso procederia a desmobilização de seu exército, mas que negava a firmar as  condições de paz propostas por eles. Os alemães não aguardava outra coisa. Com toda a alevosia, violaram o armistício e empreenderam um avanço ao longo de toda a frente. Em Pskov, a 23 de fevereiro, e em Narva, os primeiros contingentes, recentemente formados, do jovem exército vermelho, dando um magnífico exemplo de patriotismo rechaçaram as hordas alemães e detiveram o seu avanço sobre Petrogrado. A isso se deve precisamente que o dia 23 de fevereiro tenha sido declarado a data em que nasceu o Exército Vermelho que a partir daí robusteceu-se cada vez mais na luta contra os intervencionistas estrangeiros.

Em vista desta derrota os alemães aceitaram a proposta soviética de reiniciar as negociações de paz. Em 3 de março de 1918, em Brest-Listovisk, foi assinado o tratado de Paz. Em virtude deste tratado, que fora imposto a Rússia Soviética pelas circunstâncias excepcionalmente dificeis que o país atravessava, estabeleceu - se a separação de seu território da Polônia, Lituânia, Bielo-Rússia e das províncias do Baltico e, na Transcaucásia, de Kars e das provícias de Ardagn e de Batsumi. estas últimas passaram aos mãos dos turcos. A Rússia soviética obrigava-se a pagar a Alemanha a soma de três bilhões de rublos-ouroa título de indenização e, além disso, outorgava-lhe uma série de privilégios econômicos. Além de Trotski e de Bucarin, na prática a serviço dos alemães atuavam também os nacionalistas burgueses ucranianos e outros elementos da contra-revolucionários. Lênin considerava que a Paz imposta pelos imperialismo alemão ao jovem Estado Soviético era uma Paz dura, "Uma Paz desgraçada".Porém, exortava o Partido e o povo a ter valor. Sustentava que aquela paz era uma trégua para a guerra e essa trégua devia ser sustentada aproveitada com habilidade e decisão com o objetivo de organizar a retaguarda, fortalecer o Eército Vermelho e preparar para a expulsão dos invasores do solo pátrio.





Manoel Messias Pereira
professor de História


Todo este texto foi focado nos apontamentos  da História Contemporânea contada, por V Jvostov e L.I Zubok.
autores que precisam ser mais lido e compreendidos no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog