quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fatos Históricos importante do dia 5 de setembro

Auguste Comte

Em 5 de setembro de 1798 a 5 de setembro de 1857 - Nasceu e faleceu o sociólogo e professor francês Auguste Comte, o pai do positivismo e autor da frase escrita na Bandeira Nacional Brasileira "Ordem e Progresso" dita de forma imperativa.

Tratado de Portsmouth
Em 5 de setembro de 1905 - O Tratado de Portsmouth encerra a guerra Russa x Japonesa.
Josué de Castro

Em 5 de setembro de 1908 - Nasceu Josué de Castro, ativista , geógrafo, nutrólogo e escritor brasileiro. Escreveu sobre o "Polígono da Fome", e os Dois Brasis, comparando o Nordeste e o sudeste brasileiro.
Joaquim Câmara Ferreira
Em 5 de setembro de 1913 - Nasceu Joaquim Câmara Ferreira -  o Toledo. Entrou para o Partido Comunista Brasileiro em 1933, aos 20 anos de idade e foi diretor de jornais do Partido, após o golpe de de 1937 do Estado Novo, foi preso e torturado pelo DOPS - paulista. Com o fim do Estado Novo elegeu-se vereador de Jaboticabal - SP, pelo PCB, mas em 1947 teve o seu mandato cassado. Foi pra União Soviética em 1948 e permaneceu por lá algum tempo. reapareceu na vida política nacional em 1953 promovendo a primeira greve geral . Foi também vogal da Justiça do Trabalho. Preso em 1964 em razão de uma palestra aos operários de São Bernardo do Campo. Condenado a 2 anos de reclusão.


Em 5 de setembro de 1914 - Sertanejos incendeiam a estação e destruiram a serraria de Lumber Colonization em Calmon, durante a guerra do Contestado.
Freddie Mercury
Em 5 de setembro de 1946 - Nasceu o cantor Freddie Mercury, de origem britânica tanzaniana, vocalista da Banda Queen.
João Goulart

Em 5 de setembro de 1961 - João Goulart o Jango voltava ao Brasil, provindo de um viagem que fizera à China para ser empossado presidente. E para tal contava com uma campanha orquestrada pelo seu cunhado Leonel Brizola chamada Campanha da Legalidade, uma vez que a elite brasileira recusava o nome de Jango, que tinha uma política das chamadas Reformas de Base, que desagradavam os conservadores.

Em 5 de setembro de 1969 - A Junta Militar no Brasil, publicou o Ato Institucional n.13, motivada pelo sequestro do embaixador norte americano Charles Burke Elbrick, como reflexo das exigências dos sequestradores.
Em 5 de setembro de 1972 - Massacre de Munique, por questões político étnicos, ocorreram ataques de terror em que foram vitimados onze atletas e técnicos da Israelense, durante os jogos olímpicos de 1972. Considerado a maior tragédia dos Jogos Olímpicos.
Em 5 de setembro de 1972 - A imprensa brasileira foi proibida pelo Estado Brasileiro, de publicar notícias sobre a Anistia Internacional.
Em 5 de setembro de 1978 - Faleceu Roberto Morena, sindicalista e Membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro - PCB.
Madre Tereza de Calcutá

Em 5 de setembro de 1997 - Faleceu  aos 87 anos, Madre Tereza de Calcutá, missionaria católica e beata macedoniense naturalizada indiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog