domingo, 1 de setembro de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 01 de setembro

Luis XIV
França


Em 01 de setembro de 1715 - Faleceu Luis XIV da França, depois de 72 anos de reinado. Foi o maior período de vigência de um rei na Europa.
Tarsila do Amaral
obra de Tarsila
obra de Tarsila do Amaral
Em 01 de setembro de 1886 - Nasceu  a pintora brasileira Tarsíla do amaral, modernista.
Benedito Valadares
Em 01 de setembro de 1937 - O governador de Minas Gerais, reúne no Instituto Mineiro do Café os deputados do Partido Progressista e do Partido Republicano Mineiro.
Adolpho Hitler
em 01 de setembro de 1939 - Hitler invade a Polônia a quem prometera entregar a Ucrânia soviética. Começou a 2a.Guerra Mundial.
Em 01 de setembro de 1939 - A Escola do Povo lançado pelo Partido Comunista Brasileiro, tendo o primeiro boletim um artigo do General Horta Barbosa, sobre "O Petróleo é Nosso".
Antonio Lobo Antunes


Em 1 de setembro de 1942 - Nasceu o médico e escritor português Antonio Lobo Antunes.
Daniel Firmino
Firmino trabalhando
obra de Daniel Firmino

Em 01 de setembro de 1948 - Nasceu o artista plástica rio-pretense  Daniel Firmino
João Carlos Hass Sobreinho, médico do Rio Grande do Sul, que era combatente das Forças de Guerrilha do Araguaia.
José Toledo de Oliveira era bancário e havia sido candidato da oposição à presidência do sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro em 1968. trabalhou na agricultura ao lado do povo, vivendo as suas necessidades e anseios. e foi combatente das forças da gerrilheiros do Araguaia.
Antonio Carlos Monteiro Teixeira - geólogo combatente das Forças Guerrilheiras do Araguaia

Ciro Flávio de Salazar Oliveira  Ex-estudante de arquitetura da Universidade Federal do Rio de janeiro - UFRJ. Há alguns anos trabalhando como agricultor das Forças Guerrilheiras do Araguaia.
Helenira Rezende de  Souza Nazareth

Helenira Rezende de Souza Nazareth, estudava letras na Universidade de São Paulo - USP. Foi presidente do Centro Acadêmico dos estudantes de Letras CAEL em 1968 e membro da diretoria da União Nacional dos estudantes UNE, na gestão 1969/1970. era combatente das Forças Guerrilheiras do Araguaia.E tombou quando opôs a resistência de seus assassinos.

Em 01 de setembro 1972 - teve início uma operação das tropas do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro em Operação contra guerrilha e de repressão/ aterrorização do explorado povo do Sul do Pará, assassinaram além de inúmeros camponeses e outros militantes como o operário Jose Francisco, que havia participado da Insurreição Armada de 1935 ao lado das forças Populares da Aliança Nacional Libertadora e que estava como combatente  das Forças Guerrilheiras do Araguaia e, todos estes militantes foram assassinados e muitos até hoje, nenhuma autoridade teve a dignidade de enviar os corpos pra que os familiares das vítimas pudessem fazer um enterro descente de seus mortos.

Em 01 de setembro 1978 - Através dos Agentes da Pastoral dos Negros, criaram o Grupo de União da Consciência Negra com apoio do bispo emérito de Teresina Dom Miguel Câmara, com o objetivo de fazer um trabalho de reflexão dentro da Igreja a partir das questões da comunidade afro descendente.
Em 01 de setembro de 1979 - Os membros do Comitê Central do PCB somente os anistiados começaram a chegar do exílio.

Zendaya Maree Stoerner Coleman


Em 1 de setembro de 1996 - Nasceu Zendaya Coleman natural de Oakland Califôrnia, atriz, cantora, modelo, dançarina norte americana.
Em 1 de setembro de 2004 -O Tribunal Penal Internacional para a ex- Iugoslávia condenou Rodalav Brodjenin, um antigo responsável militar sérvio da Bósnia, a trinta e dois anos de prisão por perseguição étnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog