domingo, 12 de janeiro de 2014

A Morte de Ariel Sharon.

Para Hamas e Fatah, Ariel Sharon era "tirano" e "criminoso"

Ex-primeiro ministro de Israel deixou o cargo em 2006, após sofrer um derrame

Das agências







Ariel Sharon morreu neste sábado (11), aos 85 anos

O Hamas, grupo fundamentalista islâmico da Palestina que controla a Faixa de Gaza, em Israel, comemorou a morte do ex-premiê Ariel Sharon. “Vamos lembrar de Ariel Sharon como o homem que matou, destruiu e causou o sofrimento de várias gerações de palestinos', disse um dos líderes do Hamas, Khalil Al Hayya.

“Depois de oito anos, ele está indo na mesma direção que outros tiranos e criminosos cujas mãos estavam cobertas de sangue palestino”, completou.

O ex-primeiro ministro de Israel deixou o cargo em 2006, após sofrer um derrame. Desde então, Sharon permaneceu em estado vegetativo. Ele morreu neste sábado por volta das 14h25, no horário de Israel.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o ex-primeiro-ministro “foi um líder que dedicou a vida ao Estado de Israel”. Em mensagem à família de Sharon e ao povo israelense, Obama reiterou o compromisso americano com a segurança do país e o empenho na existência de dois Estados – Israel e Palestina – que “vivam lado a lado em paz e segurança”.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, definiu Sharon como “um herói para seu povo” e convocou os israelenses a aplicar o legado e o pragmatismo do ex-premiê nas atuais negociações de paz com os palestinos. “Ao longo de uma vida dedicada ao Estado de Israel, Ariel Sharon foi um herói para o seu povo, primeiro como soldado e depois como estadista”, disse o secretário-geral da ONU.

O ex-presidente Bill Clinton e sua mulher, a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, também divulgaram mensagem pela morte de Sharon. Para os Clinton, o líder israelense “deu a vida” por seu país. “Foi uma honra trabalhar com ele, discutir com ele e vê-lo sempre tentando conseguir encontrar o melhor caminho para seu país”, diz a mensagem.


fonte:  Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog