quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Guerrilha de Informação em Moçambique

Guerrilha de informação em Moçambique
Ladrões de gado ou guerrilheiros da Renamo é a nova guerra com que Moçambique se defronta. Uma guerrilha de informação entre a Polícia e o Ministério da Defesa.
Manuela Goucha Soares

Tropas do exército moçambicano Lusa Tropas do exército moçambicano

Novos confrontos na província de Inhambane, 500 quilómetros a norte de Maputo, estão a gerar um clima de tensão entre a população, com a Polícia e o Ministério da Defesa a emitirem informações contraditórias sobre a origem da violência.

A Polícia diz que tudo se resume a ataques feitos por ladrões de gado enquanto o Ministério da Defesa acusa os homens da Renamo de serem os causadores da onde de violência.

Ninguém sabe ao certo o que se passa e, de acordo como o jornal "@Verdade", "informações postas a circular davam conta de que, na localidade de Phembe, no distrito de Homoíne, há relatos da presença de homens armados supostamente da Renamo, devido aos quais a população tem estado a abandonar, apavoradamente, as suas residências e bens".

Na primeira página da edição de hoje o "CanaMoz" titula: "Guerra alastra-se para o Sul". Este jornal escreve que "o Governo está a dar informações contraditórias sobre o que se está a passar em Homoíne. A Polícia diz uma coisa e o Ministério da Defesa Nacional diz outra, completamente diferente"

O porta-voz da polícia em Inhambane, Delcir Marquel, diz "que não existem homens armados em Homoíne e tudo não passou de um "falso alarme" e que se trata de ladrões de gado que querem agitar a população", escreve o CanalMoZ.

O jornal escreve que a contradição entre as autoridades é total porque "o Ministério da Defesa em Maputo convocou a Imprensa para anunciar a captura de supostos "homens armados da Renamo" em Homoíne.

O CanalMoz adianta que o "Ministério da Defesa não diz quantos homens da Renamo foram capturados nem em que circunstâncias foram capturados. Está assim aberta a contradição entre as autoridades e com tentativas de aproveitamento político à mistura".





Ler mais: http://expresso.sapo.pt/guerrilha-de-informacao-em-mocambique=f849595#ixzz2pq7xfCo8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog