quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Manifesto pela Paz ao Povo Palestino



Manifesto pela PAZ

Diante do estágio de violência implementado e estabelecido no Líbano, com os conflitos envolvendo o Estado de Israel contra o grupo islâmico Hizbollah, causando inúmeros transtornos, como destruição de estradas, pontes, edifícios e mortes de militares e civis, vimos a público manifestar contra a guerra e em favor da Paz.

Sabemos que estas ações bélicas, fundamenta-se nas transformações sensíveis do mundo capitalista do pós-segunda guerra mundial, quando nasceu o Lar Judeu, e houve a não aceitação da divisão da Palestina, por parte de alguns Estados, como o Egito, Síria, Líbano, Transjordânia e Iraque. E assim tivemos conflitos iniciais que foram vencidos pelos israelenses, que acabaram por anexar alguns outros territórios para si, enquanto que os palestinos foram expulsos da terra e acabaram buscando exílios nos países  árabes vizinhos. e para resolver a questão em 1959, foi criado a OLP-Organização para a Libertação da Palestina, liderado pelo já falecido Yasser Arafat. A partir de 1970, houve a saída da OLP do território jordaniano e este organismo instalou-se no sul do Líbano, e daí temos o início de um processo de violências tanto por parte de israelense quanto por parte de libaneses envolvidos. Embora em 9 de setembro de 1993, a OLP reconheceu a existência do estado de Israel e no dia 13 de 1993 foi assinado um acordo de Paz. contudo o problema continuou.

A nossa esperança é que a ONU-Organização das Nações Unidas, possa exercer o seu papel mediador, e encontrar mecanismos que torne possível a convivência harmoniosa entre povos e nações.

Partimos da crítica à guerra, como um instrumento imperialista e pedimos PAZ, não teórica, mas pratica, em verdade fundamentada nesta realidade de sangue, medo e fuga de um povo desesperado.

Não adianta teorizar as batalhas, são violências e partimos do princípio marxista de que os filósofos limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras. O que importa é mudá-lo.


Manoel Messias Pereira

professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog